12/09/2017 às 10h42min - Atualizada em 12/09/2017 às 10h42min

PSF de Siqueira Campos atende casos de violência contra mulher

Isaele Machado - JCN
Ilustrativa
Em média cerca de 16 ocorrências relacionadas à violência física e psicológica contra a mulher são registradas mensalmente em Siqueira Campos.
A maioria das mulheres que passam por tal situação ficam com medo de denunciar os agressores e acabam por não os representar judicialmente.
A violência psicológica é entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e atinja sua auto estima. Prejuízos e perturbações no seu desenvolvimento enquanto pessoa. Condutas como: degradar, controle de seus atos, seu jeito de ser e expressar, suas crenças e atitudes e o modo como gerencia sua vida caracterizam essa violência. Os meios do agressor configuram os seguintes verbos: ameaçar, constranger, humilhar, manipular, vigiar constantemente, restringir sua liberdade, entre outros que produzam imobilidade emocional na vitima.
O Programa Saúde da Família em Siqueira Campos realiza diversos trabalhos desde prevenção ao tratamento de pacientes, fazendo avaliações e encaminhando a especialistas se necessário.  
Um dos trabalhos que chama atenção e que muitas pessoas não sabem, é o trabalho de atendimento às mulheres que sofrem algum tipo de violência. A indicação é que procurem ajuda junto ao PSF mais próximo, onde receberão apoio e orientações, todo procedimento é sigiloso.
O Código Penal Brasileiro, instituído pelo  Decreto-Lei n° 2.848 de 17/12/1940, prevê penalidades para diversos crimes de violência que são praticados contra mulheres, entre eles alguns que hoje têm enquadramento específico na Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), que coíbe e pune a violência doméstica contra a mulher.
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »