17/04/2020 às 12h34min - Atualizada em 17/04/2020 às 12h34min

Detento, de 73 anos, morre por coronavírus no Rio

ISABELLE VILLAS BOAS
Ofluminense

Um detento de 73 anos morreu vítima de coronavírus, na última quarta-feira (15), no Rio. Esse é o primeiro caso confirmado de Covid-19 entre presos do sistema prisional fluminense. O homem cumpria pena no Instituto Penal Cândido Mendes, no Centro do Rio. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

O idoso necessitou de atendimento hospitalar e foi encaminhado ao Pronto Socorro Geral Hamilton Agostinho, no Complexo de Gericinó, em Bangu, no dia 9 de abril, quando apresentou quadro de hipertensão arterial. Ele foi medicado e liberado no mesmo dia. Logo após, no dia 11, o mesmo apresentou dor abdominal e foi novamente encaminhado ao Pronto Socorro Geral Hamilton Agostinho, onde realizou exame de imagem e foi medicado, retornando à unidade no mesmo dia.

Seu quadro de saúde começou a piorar na última segunda-feira (13), quando ele necessitou de novo atendimento, apresentando sudorese fria e prostração, sendo encaminhado novamente ao Pronto Socorro Geral Hamilton Agostinho. Após ser feito novo exame de imagem e de laboratório, houve uma piora no quadro de saúde durante a madrugada. Na terça (14), quando o quadro se agravou ainda mais, o paciente foi colocado no ventilador mecânico, sendo coletado o material para a realização do teste para o coronavírus.

Na manhã quarta-feira (15), após complicações em seu quadro de saúde, o detento não resistiu e faleceu. O resultado do exame que confirmava a Covid-19 ficou pronto na noite de quinta-feira (16).

De acordo com a Seap, todos os detentos que tiveram contato com a vítima estão isolados no Instituto Penal Cândido Mendes. A secretaria ressalta que os internos estão sendo acompanhados e todos os atendimentos médicos, quando necessários,estão sendo realizados no local. O Instituto Penal Cândido Mendes, atualmente, é uma unidade destinada a pessoas com mais de 60 anos. O local tem capacidade para 246 internos e atende 305 apenados atualmente.

O homem, que não teve sua identidade revelada, ingressou no sistema prisional em 4 de outubro de 2017, vindo da Polinter, transferido em 8 de outubro do mesmo ano para a unidade Cotrim Neto, em Japeri. Em 5 de julho de 2019, teve sua transferência efetivada para a unidade Milton Dias Moreira, também em Japeri, permanecendo até o último dia 21 de março, quando foi encaminhado ao Instituto Penal Cândido Mendes.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »