31/03/2020 às 11h32min - Atualizada em 31/03/2020 às 11h32min

COVID – 19 : Norte Pioneiro tem um caso confirmado e 14 em investigação, Siqueira Campos terá centro de triagem para identificar sintomas

Isaele Machado - JCN
Ilustrativa
No último sábado (28) foi confirmado o primeiro caso de COVID-19 na região do Norte Pioneiro, no município de Quatiguá.
O boletim do coronavírus emitido pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) aponta 14 casos suspeitos na região da 19ª Regional de Saúde, sendo três casos em investigação no município de Jacarezinho, um em Ibaiti, um em Santo Antônio, quatro em Japira, um em Siqueira Campos. Quatiguá tem um caso confirmado e três suspeitos.
Apesar de todo esforço das autoridades, bem como conscientização dos meios de comunicação e redes sociais, muitos não estão respeitando a quarentena e acabam colocando em risco a saúde pública. A orientação é para que as pessoas que se depararem com aglomeração de pessoas liguem para a Polícia Militar e denunciem.
Siqueira Campos parece uma “colônia de férias”, apesar do comércio fechado, o centro da cidade permanece movimentado durante o dia. O risco de contrair e passar o COVID-19, coloca toda população em risco, principalmente os profissionais da saúde.
O Paraná está com 90% dos leitos de UTI ocupados, a média do Brasil é de 78%. Se as pessoas não cuidarem de si e do próximo, respeitando a quarentena, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá entrar em colapso e começar faltar leitos aos pacientes.
Em Siqueira Campos, como modo de prevenção e para dar mais agilidade aos atendimentos, será criado um centro de triagem, chamado “Sentinela” para identificar sintomas, tanto de gripe, coronavírus, ou qualquer outra doença. As pessoas que estiverem procurando ajuda médica passarão por triagem no local e posteriormente serão encaminhadas para o atendimento adequado.
Este centro de triagem evitará aglomeração de pessoas, pois durante nos próximos meses em decorrência do inverno muitas pessoas ficam gripadas e aumenta a demanda por atendimento.  As pessoas que apresentarem sintomas de coronavírus serão colocadas em quarentena. O centro ainda não está á disposição, pois ainda está sendo organizado.
 
 
 
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »