09/06/2017 às 20h04min - Atualizada em 09/06/2017 às 20h04min

Aviso de Geada - IAPAR e Simepar emitem sinal de alerta para regiões cafeeiras do Paraná

Segundo boletim, as geadas podem ocorrer na madrugada de sábado (10)

Gilberto Gimenes
Imagem ilustrativa
Mais uma frente fria chegou ao Sul do país neste outono de 2017. As temperaturas médias comparadas entes quinta-feira (08) e sexta-feira (09), são de 10°C a menos em todo Norte Pioneiro.
Segundo um boletim meteorológico emitido pelo Simepar e pelo IAPAR as temperaturas devem cair ainda mais em todo o estado nas próximas horas e há a possibilidade de geada, principalmente no centro-sul do estado.

Segue nota na integra:

(09/06/2017) O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) alertam que há previsão de geadas na madrugada deste sábado (10) ​na região cafeeira paranaense.
A recomendação para os plantios novos, com até seis meses de campo, é enterrar as mudas.
Viveiros devem ser protegidos com várias camadas de cobertura plástica ou aquecimento, com a opção de adotar as duas práticas simultaneamente.
Nos dois casos – lavouras novas e viveiros –, a proteção deve ser retirada logo que a massa de ar frio se afastar e cessar o risco imediato de geada.
Nas lavouras com idade entre seis meses e dois anos, a recomendação aos produtores é amontoar terra no tronco das plantas até o primeiro par de folhas. Essa proteção deve ser mantida até meados setembro, e depois retirada com as mãos.
Mais informações sobre o “Alerta Geada” e técnicas de proteção de cafeeiros podem ser obtidas no endereço www.iapar.br, www.simepar.br ou pelo disque-geada (43) 3391-4500.

 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »