26/02/2020 às 11h31min - Atualizada em 26/02/2020 às 11h31min

Siqueira Campos tem um caso confirmado de chikungunya, dois de dengue e 50 suspeitas

Isaele Machado - JCN
Divulgação
O carnaval que seria realizado no Distrito da Alemoa em Siqueira Campos foi cancelado devido aos casos de dengue que estão surgindo no município. De acordo com informações, foram registrados 50 casos suspeitos de dengue, dois casos confirmados de dengue, um deles em um adolescente de 14 anos, há um caso de Chikungunya em uma criança com menos de 2 anos.
 “Até o momento temos 50 suspeitos em investigação. 2 confirmados para dengue em laboratório local aguardando confirmação do Lacen. E um caso de Chikungunia também aguardando confirmação do Lacen”, informou Tânia Maria Carvalho que é responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica do município
A Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com o Meio Ambiente, Social, Agricultura, Administração e voluntários, realizaram na semana passada mais um arrastão contra a dengue nos Bairros do Jardim Carvalho e Vila Nova.
As equipes percorreram as casas, orientando os moradores e retirando entulhos que podem acumular água e possibilitar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti que transmite não só a dengue, mas também a febre amarela, a gripe chikungunya e o zika vírus.
FIQUE ATENTO AOS SINTOMAS
Existe a suspeita de dengue, zika ou chikungunya quando ocorrem os seguintes sintomas:
 
Dengue
- Febre alta (que dura de 7 a 10 dias).
- Dor atrás dos olhos.
- Dor muscular intensa.
- Dor de cabeça.
- Manchas vermelhas na pele.
- Fraqueza.
- Sangramento no nariz e gengiva.

Chikungunya
- Febre alta (que dura de 7 a 10 dias).
- Dor intensa nas articulações, com ou sem inchaço.
- Dor de cabeça.
- Manchas vermelhas na pele.

Zika
- Manchas vermelhas na pele.
- Olhos vermelhos.
- Febre baixa ou ausência de febre.
- Dor nas articulações, com ou sem inchaço.
- Dor de cabeça.

Crianças com dengue podem apresentar apenas febre, acompanhada de choro fácil, irritação e falta de apetite. Idosos podem se sentir mais desanimados e prostrados.

ALERTA
A Vigilância Sanitária alerta para a retirada de qualquer objeto que possa servir para esse fim: pneus, latas, vidros, garrafas, vasos de flores, pratos de vasos, caixas de água, tonéis, latões, cisternas, piscinas, tampinhas de garrafas, bebedouros de animais, entre outros.
A população deve ficar alerta sendo o próprio agente dentro de sua residência e tomar as medidas cabíveis para não deixar criadouros de mosquito, e se tiver algum sintoma semelhante às doenças transmitidas pelo mosquito procurar imediatamente um posto de saúde mais próximo.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »