22/02/2020 às 15h47min - Atualizada em 22/02/2020 às 15h47min

Abertas inscrições para evento sobre qualidade nos reservatórios

O evento será em Curitiba no dia 3 de março com o objetivo de desenvolver soluções para reservação de água

- AEN
Estão abertas as inscrições para o MuDak – WRM - Workshop 2020, projeto com objetivo geral de desenvolver um modelo que possa ser usado para prever as mudanças esperadas de médio a longo prazo na qualidade da água nos reservatórios.
O evento é promovido pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), em parceria com a Universidade Federal do Paraná e com o Instituto de Tecnologia de Karlsruhe. Será no dia 3 de março, no Centro de Tecnologias Sustentáveis da Sanepar, em Curitiba.
Segundo Mauricio Bergamini Scheer, um dos coordenadores do projeto pela Sanepar, o workshop vai tratar de questões relativas ao Mudak-WRM (Aquisição multidisciplinar de dados como chave para o gerenciamento de recursos hídricos globalmente aplicável), que tem por objetivo o desenvolvimento de soluções por modelagens simplificadas e de ampla aplicação para a previsão de mudanças na qualidade e na quantidade da água de reservatórios, a médio e longo prazos.
Ele explica que o foco está na redução criteriosa da complexidade relacionada às abordagens científicas e dos dados requeridos para predições robustas. “A partir dos esforços de pesquisas em dois reservatórios, um no Brasil, o Passaúna, localizado em Curitiba, e o outro na Alemanha (Grosse Dhünntalsperre), queremos possibilitar a aplicação de modelos que funcionem eficientemente, principalmente para situações com pouca disponibilidade de dados”, disse.
O projeto está sendo desenvolvido há três anos e a expectativa dos organizadores é que os assuntos abordados durante o workshop estimulem novas investigações e aplicações, com a contribuição de todos os participantes: operadores, técnicos, gestores, pesquisadores, autoridades e outras pessoas interessadas.
O evento terá tradução simultânea (inglês/português). As inscrições podem ser feitas até o dia 28 (sexta-feira) pelo e-mail [email protected]. Escrever no campo assunto “Inscrição Workshop Mudak”. E informar no corpo do e-mail o nome completo, CPF e instituição, unidade e e-mail para contato.
SERVIÇO: Evento: MuDak – WRM – Workshop 2020.
Local: Auditório do Centro de Tecnologias Sustentáveis da Sanepar – Rua Eng. Antonio Batista Ribas, 151, Tarumã, Curitiba.
Data: 03 de março.
Horário: Abertura às 8h30
Inscrições: até dia 28/02, pelo e-mail [email protected]
Programação do Workshop:
08:30
Recepção no Tarumã
09:00
Abertura
Representantes da Sanepar
Coord. Geral do projeto Stephan Fuchs
Reitor da UFPR
09:30
Palestra 1
Representante da ANA
10:00
Intervalo para o Café
10:15
Visão geral do projeto
S. Fuchs/Mauricio Scheer
10:30
Grupo de Trabalho 1 - Modelagem das emissões na bacia e balanço de sedimentos no reservatório
Stephan Hilgert / Regina Kishi
11:00
Grupo de Trabalho 2 - Modelagem do balanço hídrico
Ingo Haag / Julia Krumm
11:30
Grupo de Trabalho 3 - Modelagem hidrodinâmica e do transporte interno de sedimentos
Tobias Bleninger/ Wendy Gonzales
12:00
Intervalo para o Almoço
13:30
Palestra 2
Prof. José Scarati (USP, Brasil)
14:00
Grupo de Trabalho 4 - Sensoriamento remoto de curto alcance por drones para a avaliação da qualidade da água
 
Jens Kern/ Andreas Schenk
14:30
Grupo de Trabalho 5 - Sensoriamento remoto por imagens de satélite para mudanças sazonais do uso da terra e avaliação da qualidade da água
Nils Wolf
15:00
Intervalo para o Café
15:30
Grupo de Trabalho 6 - Monitoramento da água contínuo e de alta resolução
Andreas Lorke/ Heloise Knapik/Mayra Ishikawa
16:00
Grupo de Trabalho 7 - Arquitetura da Plataforma Web de sensores: protocolos de troca de dados, visualização em tempo real (online) e distribuição de dados
Eike Jürrens & Christian Malewski
16:30
Devolutiva e Discussões
18:30
Jantar (por adesão).
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »