21/02/2020 às 09h47min - Atualizada em 21/02/2020 às 09h47min

Siqueira Campos tem um caso de Chikungunya, três casos confirmados de dengue e 30 notificações suspeitas

O carnaval da Alemoa será cancelado

Isaele Machado - JCN
Arrastão
O carnaval que seria realizado no Distrito da Alemoa em Siqueira Campos foi cancelado devido aos casos de dengue que estão surgindo no município. De acordo com informações, Siqueira Campos tem três casos de dengue, 30 notificações de suspeita e uma criança com menos de dois anos de idade com Chikungunya.
A Alemoa recebe centenas de turistas nesta época, A Secretaria Municipal de Saúde informou que o cancelamento evita a aglomeração de pessoas e o acúmulo de lixo no Distrito, o que pode aumentar os focos do mosquito.
A Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com o Meio Ambiente, Social, Agricultura, Administração e voluntários, realizaram na manhã de quinta-feira (20) mais um arrastão contra a dengue nos Bairros do Jardim Carvalho e Vila Nova.
As equipes percorreram as casas, orientando os moradores e retirando entulhos que podem acumular água e possibilitar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti que transmite não só a dengue, mas também a febre amarela, a gripe chikungunya e o zika vírus.
FIQUE ATENTO AOS SINTOMAS
Existe a suspeita de dengue, zika ou chikungunya quando ocorrem os seguintes sintomas:
 
Dengue
- Febre alta (que dura de 7 a 10 dias).
- Dor atrás dos olhos.
- Dor muscular intensa.
- Dor de cabeça.
- Manchas vermelhas na pele.
- Fraqueza.
- Sangramento no nariz e gengiva.

Chikungunya
- Febre alta (que dura de 7 a 10 dias).
- Dor intensa nas articulações, com ou sem inchaço.
- Dor de cabeça.
- Manchas vermelhas na pele.

Zika
- Manchas vermelhas na pele.
- Olhos vermelhos.
- Febre baixa ou ausência de febre.
- Dor nas articulações, com ou sem inchaço.
- Dor de cabeça.

Crianças com dengue podem apresentar apenas febre, acompanhada de choro fácil, irritação e falta de apetite. Idosos podem se sentir mais desanimados e prostrados.

ALERTA
A Vigilância Sanitária alerta para a retirada de qualquer objeto que possa servir para esse fim: pneus, latas, vidros, garrafas, vasos de flores, pratos de vasos, caixas de água, tonéis, latões, cisternas, piscinas, tampinhas de garrafas, bebedouros de animais, entre outros.
A população deve ficar alerta sendo o próprio agente dentro de sua residência e tomar as medidas cabíveis para não deixar criadouros de mosquito, e se tiver algum sintoma semelhante às doenças transmitidas pelo mosquito procurar imediatamente um posto de saúde mais próximo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »