19/02/2020 às 15h44min - Atualizada em 19/02/2020 às 15h44min

Seis erros que você comete ao se depilar com lâminas

uol.com.br - Priscila Carvalho
Hidratar a pele após a depilação é fundamental para evitar irritações como foliculite - Imagem: Istock
Pela praticidade, baixo custo e fácil manuseio, usar lâminas para se depilar já virou rotina na vida de muita mulher. Seja para tirar aquele pelinho chato e que nasceu do nada ou até mesmo para fazer uma depilação completa.
 
No entanto, não é porque a lâmina é simples de usar que não requer cuidados. E atenção: você pode estar usando-a de forma errada e danificando a sua pele. Listamos abaixo os erros mais comuns:
 
Passar a lâmina contra o sentido do pelo
O ideal é sempre começar pelo sentido do pelo, justamente para evitar que os fios encravem. A direção em que o pelo nasce varia muito, mas, normalmente, ele cresce de cima para baixo. "O recomendado é que na primeira passada, para tirar o volume, a pessoa passe a lâmina acompanhando o sentido do pelo. Nas demais, pode até passar no sentindo contrário", diz Felipe Yazawa, dermatologista da Santa Casa de São Paulo e da Cia. da Consulta.
 
Compartilhar a lâmina
Pode não parecer algo tão comum, mas existem pessoas que já compartilharam ou sempre usam a mesma lâmina. De acordo com os especialistas, isso é contraindicado, mesmo que seja de algum parceiro ou amiga. Isso porque a lâmina não é esterilizada e pode transmitir algumas doenças, caso a pessoa esteja com um machucado na pele, por exemplo.
 
Guardá-las no banheiro
"O ideal é guardar em um local menos contaminado possível. No banheiro, não é a melhor opção, já que o local sempre está em contato com a umidade, bactérias e pouca luz", explica Damaris Ortolan, dermatologista da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia). Isso também vale para os armários com espelho. Segundo a especialista, o local deve estar bem arejado e limpo. Por isso uma opção é deixá-las em uma caixa de artigos de higiene, onde bata luz e o ambiente não fique úmido.
 
Usar água fria
O ideal é que a temperatura da água esteja morna no momento da depilação. O recomendado é que, ao passar o produto, a pessoa esteja com a pele bem úmida ou de preferência debaixo do chuveiro. Para "acalmar" e dar uma sensação de refrescância à pele, jogue um pouco de água fria na região em que os pelos foram retirados.
 
Usar lâminas velhas ou demorar para trocar
Assim como outros produtos, as lâminas também devem ser trocadas. Embora não haja uma periodicidade exata, o recomendado é que a troca seja feita sempre quando as lâminas estiverem "cegas" ou até mesmo com indícios de ferrugem. Quanto mais velha for a lâmina, mais a pele será agredida. Além disso, a troca garante maior higiene e evita a proliferação de bactérias. O ideal seria jogar fora cada vez que as lâminas fossem usadas, mas como não é possível, não deixe passar mais de 15 dias de uso.
 
Não usar creme de hidratação após a depilação
Muitas vezes, ao passar as lâminas, a pessoa esquece de cuidar e hidratar a pele. O ideal é sempre usar cremes para deixá-la mais macia e livre de pelos encravados ou irritações. Como a retirada do pelo é feita de maneira superficial, sem arrancar a raiz, a pele fica mais suscetível à foliculite. "O recomendado é usar produtos que não tenham álcool em sua composição para deixar a pele livre de ardência", afirma Ortolan. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »