18/02/2020 às 11h39min - Atualizada em 18/02/2020 às 11h39min

Bloco termina em brigas no Centro de Niterói

Vídeo flagrou um homem sendo espancado no Terminal João Goulart

Vítor d Ávila
Ofluminense

O bloco carnavalesco Banda do Ingá, que desfilou na tarde de domingo (17), entre a Zona Sul e o Centro de Niterói, terminou em brigas. Uma delas aconteceu no interior do Terminal Rodoviário Presidente João Goulart e foi filmada por pessoas que passavam pelo local. As imagens circulam nas redes sociais.

No vídeo, é possível ver dois homens espancando outro, em seguida, mulheres e mais um rapaz tentam apartar a briga. No entanto, a confusão toma proporções ainda maiores, com outros jovens se envolvendo. No meio do tumulto, o rapaz que estava sendo espancado aproveita para fugir.

Até o momento, nenhum dos envolvidos havia sido detido. Nas imagens não há a presença de seguranças particulares do terminal. A Polícia Militar informou que não foi acionada para esta ocorrência. Por meio das redes sociais, foliões relataram os momentos de tumulto.

“Começou a confusão… spray de pimenta, bala de borracha, p*rrada. Assim está acabando a Banda do Ingá”, relatou um internauta. “Acabei de sair da Banda do Ingá e cheguei à conclusão que nunca mais eu coloco meus pés em um bloco”, afirmou outra foliã, assustada com os acontecimentos.

Também há relatos de brigas em outros locais nos arredores do trajeto do bloco, que, neste ano, teve concentração na Praça César Tinoco, no Ingá, indo até o Caminho Niemeyer, no Centro. De acordo com internautas, houve confusão em frente a Estação das Barcas e em vias do Centro da cidade.

O 12º BPM (Niterói) informou que foi acionado para outra briga, que aconteceu durante a dispersão do bloco. Segundo o batalhão, houve um caso de agressão mútua e foi preciso utilizar gás para terminar com o tumulto. Ninguém foi preso.

Em outro tumulto, que aconteceu por volta de 17h, em outro ponto do Terminal, próximo à plataforma de onde saem ônibus para Maricá, foliões tiveram celulares e pertences furtados.

O operador de loja Maicon Henrique, de 25 anos estava acompanhado de sua namorada, Fernanda Silva, de 22, quando teve o celular levado. Ele estava com os aparelhos dele e da companheira no bolso da frente da bermuda. Durante o empurra-empurra, o aparelho dela acabou sendo levado.

"A gente tinha acabado de chegar no bloco quando de repente começou o tumulto. Era umas 50 pessoas se empurrando, mas briga mesmo não acontecia", disse Fernanda. Ela acredita que a confusão foi causada intencionalmente para que os ladrões conseguissem levar celulares dos frequentadores.

Um amigo do casal teve prejuízo maior. Ele estava com uma carteira com R$ 200 e o celular, que foram furtados sem que ele percebesse. No entanto, uma mulher disse ter encontrado a carteira do rapaz e a devolveu, mas sem o dinheiro.

Já o estudante Maicon Costa, de 21 anos, foi abordado por um criminoso armado, no entorno do Caminho Niemeyer. A vítima também teve o aparelho celular roubado. "Foi muito rápido, eu vi que ele estava armado e entreguei o celular", disse o rapaz. As vítimas foram à 76ª DP registrar as ocorrências.

A Teroni, empresa que administra o terminal, informou que "enviará hoje um ofício à Prefeitura de Niterói cobrando um posicionamento quanto à falta da presença da Segurança Publica no Terminal Rodoviário Presidente João Goulart ontem, inclusive porque os blocos são autorizados pelo poder público. Temos um quantitativo de seguranças satisfatório para a demanda do Terminal, mas temos que considerar que o ato de vandalismo ocorrido ontem foi atípico. Nossos funcionários tentaram a todo custo sanar o problema, porém, a briga mencionada envolveu um número grande de pessoas.

Sentimos falta da presença da PM, que tem uma base nos fundos do Terminal. A Teroni teve um prejuízo enorme, que ainda calcularemos, com a quebra de televisores e mobiliários no local."

Já a Prefeitura de Niterói afirma que "a Guarda Municipal atuou com 200 agentes em apoio às forças de segurança durante o desfile da Banda do Ingá. Não houve incidentes durante todo o percurso da banda. A Guarda também atuou em todos os blocos que desfilaram em Niterói no final de semana em vários bairros da cidade, sem registro de ocorrências graves. Os guardas atuaram em ações conjuntas com a Polícia Militar e agentes do programa Niterói Presente.

Na dispersão da Banda do Ingá ocorreram, no entanto, alguns confrontos entre foliões mais exaltados. A Guarda atuou para manter a ordem e a segurança das demais pessoas, sem o uso de armas letais."


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »