18/02/2020 às 09h59min - Atualizada em 18/02/2020 às 09h59min

Siqueira Campos – Saúde alerta para que jovens entre 20 e 29 anos compareçam para vacinação, é a faixa etária com maior número de casos confirmados no país

Isaele Machado/Assessoria - JCN
Ilustrativa
A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo deste ano começou no último sábado (15) em Siqueira Campos, onde foram vacinadas aproximadamente 500 pessoas, a campanha vai até dia 16 de março em todo Paraná.
Sandra Mara de Oliveira que é coordenadora de imunização alertou para que os jovens entre 20 e 29 anos compareçam para vacinação, pois de acordo com dados do Ministério da Saúde essa faixa etária acumula o maior número de casos confirmados da doença.
“O pessoal que não tem carteirinha pode comparecer com o cartão SUS que nós averiguamos certinho e analisamos a situação, o importante é não deixar de vir”, destacou Sandra.
A sala de vacina fica aberta das 08h00 às 11h00 e das 13h00 às 16h00. A vacina está disponível para pessoas dos 6 meses até 59 anos.
O objetivo da campanha é interromper a circulação do vírus e garantir alta cobertura vacinal no Estado, que hoje está com cerca de 90% para as crianças de um ano quando o ideal seria de 95% em todas as faixas etárias. A vacina é a única forma de proteção e está disponível nas Unidades de Saúde do Paraná.
 O Paraná acompanha as estratégias definidas pelo Ministério da Saúde, porém define ações diferenciadas para conter a transmissão do vírus no Estado.
Em Siqueira Campos a vacina estará disponível para as pessoas de 06 meses a 59 anos e 11 meses e 30 dias. A Secretaria de Saúde solicita que compareçam na Unidade de Saúde do Posto Central no dia 15 entre às 08h00 e 16h00, com cartão SUS e carteirinha de vacinação para atualização cadastral.
“Lembramos a importância da atualização cadastral de todos porque no momento nos encontramos com muitas doenças que estavam extintas e estão retornando”, diz o alerta da Secretaria de Saúde.
 Cerca de 60% das confirmações foram registradas na capital paranaense, o público mais atingido pela doença são os jovens de 20 a 29 anos, com 435 casos confirmados, seguido das pessoas entre dez e 19 anos, com 216.
No Paraná, após 20 anos sem o registro da doença, em agosto de 2019 foi confirmado o primeiro caso de sarampo na Região Metropolitana de Curitiba, em Campina Grande do Sul.
O sarampo é uma doença infecciosa, transmitida por vírus e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações decorrentes do sarampo são mais graves em crianças menores de cinco anos e podem causar meningite, encefalite, pneumonia, entre outras. O vírus é transmitido pela respiração, fala, tosse e espirro. As micropartículas virais ficam suspensas no ar, por isso o alto poder de contágio da doença.
SINTOMAS – Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo), outros sintomas como cefaleia, indisposição e diarreia também podem ocorrer.
Como não existe tratamento específico para o sarampo, é importante ficar atento com o aparecimento dos sintomas. Os doentes ficam em isolamento domiciliar ou hospitalar por um período de sete dias a partir do aparecimento das manchas vermelhas no corpo.
VACINAÇÃO – A vacina contra o sarampo é gratuita e faz parte do Calendário Nacional de Vacinação. A Secretaria da Saúde orienta para que a população fique atenta às datas da carteira de vacinação e aos registros de doses.
A dose zero deve ser aplicada em crianças entre seis e onze meses. A primeira dose deve ser aos 12 meses de vida com a vacina tríplice viral (que previne sarampo, caxumba e rubéola), e a segunda dose aos 15 meses de vida com a vacina tetra viral (que previne sarampo, rubéola, caxumba e varicela/catapora).
A população com até 29 anos deve receber duas doses da vacina. E para as pessoas que estão no grupo com idade entre 30 e 49 anos basta ter o registro de uma dose.
Mulheres que estão amamentando podem ser vacinadas. E aquelas que desejam engravidar, devem aguardar no mínimo 30 dias após receber a dose da vacina. Todos os profissionais da área da saúde devem ser vacinados com as duas doses do tríplice viral em qualquer faixa etária.
Não tem indicação para tomar a vacina pessoas com a imunidade baixa, mulheres grávidas e menores de seis meses de idade e pacientes que tomam medicações imunossupressoras.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »