06/02/2020 às 21h47min - Atualizada em 06/02/2020 às 21h47min

Pequeno produtor de gado de leite recebe um Trator Solidário

Entrega foi feita pelo governador Ratinho Junior, no Show Rural. Programa possibilita que o agricultor familiar financie a compra da máquina a juros menores que os de mercado

- AEN
O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou nesta quinta-feira (06), durante o Show Rural, em Cascavel, as chaves de mais um trator do programa Trator Solidário. Os beneficiados foram o criador de vacas de leite Roque Selzler e sua mulher, Leonete, moradores de Pato Bragado.
Só no ano passado, o Trator Solidário proporcionou economia de cerca de R$ 17 milhões para os agricultores familiares paranaenses. Eles adquiriram 820 máquinas agrícolas entre tratores, pulverizadores e colhedoras. O valor é resultado do desconto negociado pelo Estado com as fabricantes e concessionárias.
“O Trator Solidário vem de muitos anos, é um bom programa, e os bons programas a gente tem de dar continuidade”, disse o governador. “Fazemos a entrega desses tratores que são tão importantes para o agricultor, em especial o pequeno, que vem aumentando a sua safra, a sua produção e a ideia é que a gente possa ampliar cada vez mais esse perfil, esse tipo de programa importante.”
O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, também participou da entrega do trator e ressaltou a possibilidade de os agricultores terem acesso a equipamentos mais modernos. “Com o programa, tecnologia, máquinas mais eficientes podem chegar a uma pequena propriedade com o menor preço do Brasil”, afirmou.
13 MIL - O programa estadual é administrado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e operacionalizado em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater, Fomento Paraná, agentes financeiros oficiais, cooperativas de crédito e fabricantes de implementos, equipamentos e tratores.
Os produtos adquiridos por meio desse programa têm redução entre 15% e 20% no valor em relação ao preço de mercado. Desde o início do Trator Solidário, em 2007, calcula-se que a economia chegou próxima de R$ 117 milhões com a entrega de aproximadamente 13 mil máquinas e implementos.
O agricultor tem a possibilidade de financiar a compra das unidades com taxas de 4,6%, conforme previsto no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O prazo de financiamento é de até sete anos com 14 meses de carência.
LEITE - A família Selzler cria 30 cabeças de vaca em cerca de 5,2 hectares no município de Pato Bragado, desde 1991. Com a coleta de aproximadamente 400 litros por dia conseguiram dar estudo universitário aos dois filhos que não trabalham na propriedade, mas os avós têm esperança de que os até agora quatro netos continuem a atividade. “Eles adoram”, disse Leonete. “E vão gostar ainda mais com o novo trator.”
O trator financiado pelo Banco do Brasil substituirá o antigo. “É muito precário, muito velho e a gente precisa renovar”, disse Leonete. “Vou trabalhar melhor com esse besourinho”, completou Roque. Segundo eles, o principal trabalho é na plantação e colheita de aveia e milho usados na alimentação dos animais.
“É uma ajuda bem-vinda o que o governo está fazendo para os pequenos proprietários, porque a maioria dos pequenos está abandonando a atividade”, afirmou Leonete. “É uma bênção isso para a gente.”
PRESENÇAS – Participaram da solenidade o chefe da Casa Civil, Guto Silva; os secretários de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge; do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes; e da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara; o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano; o presidente da Celepar, Leandro Moura; os deputados estaduais Marcel Micheletto, Nelson Luersen, Soldado Adriano José, Luiz Fernando Guerra, Wilmar Reichembach, Tião Medeiros e Coronel Lee; Gugu Bueno, superintendente de Articulação Regional da Casa Civil; Henrique Domakoski, superintendente de Inovação da Casa Civil; e o diretor de coordenação da Itaipu Binacional, general Luiz Felipe Carbonell.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »