25/08/2017 às 14h41min - Atualizada em 25/08/2017 às 14h41min

Sem medo de denunciar: elas quebraram o silêncio sobre casos de assédio e agressão

A violência contra a mulher é crime. Denuncie!

revistaglamour.globo.com
Quantas amigas você tem que já viveram um relacionamento abusivo? Quantas vezes você já foi assediada na rua, balada ou transporte público? Quantas mulheres você conhece que já sofreram agressão física ou psicológica de um homem? Infelizmente, casos como esses foram deixados de lado por muito tempo. Até que algumas vítimas decidiram quebrar o silêncio.
 
Hoje, elas debatem sobre o assunto em casa, no bar, no trabalho, e, principalmente, nas redes sociais para mostrar umas para outras - e para os homens também - que situações como essas não podem ser encaradas com naturalidade. De acordo com uma pesquisa do Datafolha, 500 mulheres são vítimas de agressão física a cada hora no Brasil. Nada disso é normal.
 
Essa onda de esclarecimento veio com a coragem de vítimas que decidiram ir a público dividir experiências, como Maria da Penha, Luana Piovani, Su Tonani, Carla Corleone, Rihanna e tantas outras que contaram suas histórias e incentivaram várias outras mulheres a fazerem o mesmo.
 
Por isso, a Glamour Brasil decidiu relembrar casos importantes e agradecer a todas pela coragem. A violência contra a mulher é crime. Denuncie!
 

 
LUANA PIOVANI
A atriz estava com o casamento marcado com Dado Dolabella em 2008, quando foi agredida por ele. Na ocasião, ele foi flagrado pelas câmeras de segurança de uma boate a empurrando. "Dado Dollabela enfiou a mão na minha cara, e eu fui pro mundo inteiro contar. Seis meses depois ele ganhou R$ 2 milhões no reality 'A Fazenda' - votado pelo telefone, pelas pessoas. Então o que eu quero dizer é o seguinte: nós escolhemos essas pessoas. Nós escolhemos essa realidade”, disse a atriz.
 
SU TONANI
Ex-figurinista da TV Globo rompeu o silêncio e escreveu um texto relatando sobre uma série de situações de assédio enquanto trabalhava com Zé Mayer. "Me sinto oprimida por não ter gritado só porque estava em meu local de trabalho. Dá medo, sabia?", escreveu ela. O caso ganhou força nas redes sociais e foi o motivo para que as funicionárias da empresa fizessem a campanha "Mexeu com uma, mexeu com todas".
 

 
MARIA DA PENHA
Ela sofreu uma tentativa de assassinato do próprio marido em 1983. Ficou hospitalizada por quatro meses e acreditou na versão dele, de que tinha sido um assalto. Quando voltou para casa, já em uma cadeira de rodas, descobriu que seu ex-marido é quem tinha atirado nela. Em 2006, foi criada a lei a lei 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha, para punir autores de violência doméstica no Brasil.
 
CLARA CORLEONE
A atriz e escritora acusou o ex-marido, o guitarrista Felipe Zancanaro - integrante da banda Apanhador Só - de traições, violência psicológica e agressão física. Em um texto publicado no Facebook, ela explicou que em uma das situações, Felipe quebrou o seu dedo. A banda, que fala sobre liberdade feminina na música "Linda, Louca e Livre", anunciou uma pausa por tempo indeterminado.
 

 
RIHANNA
Após uma discussão por ciúme, a cantora foi agredida pelo ex-namorado, o cantor Chris Brown, em 2007. Ele foi condenado a cinco anos em liberdade condicional e 180 horas de serviço comunitário "O que os homens não compreendem quando batem em uma mulher é que o rosto, o braço quebrado, o olho roxo vão se curar. Esse não é o problema. O problema é a ferida por dentro”, disse ela.
 
BIBI AISHA
O caso se tornou mundialmente conhecido. Depois de reclamar dos maus tratos dos sogros para os pais, a afegã teve o rosto desfigurado pelo marido, que corou sua orelha e nariz. Ela foi dada de presente ao noivo aos 12 anos. Em agosto de 2010, ela foi capa da Time e contou sua história.
 

 
ANGELA SOUSA
Em 2014, a ex-bailarina do Faustão denunciou o então namorado, o ex-BBB Yuri Fernandes, por agressão em um hotel em Maceió. “Levei um soco, um chute na barriga e um pisão nas costas. Fiquei com olho bem roxo e com alguns pontos roxos no corpo. Se eu fosse uma pessoa fraca e magra, teria morrido”, disse. Após cinco anos, ela foi demitida do balé.
 
SANDRA MENDES
Em 2005, a decoradora virou notícia após ter sido agredida pelo na época marido, o cantor Netinho de Paula. Desde então, muitas mulheres começaram a procurá-la em busca de ajuda. Isso fez com que ela criasse a ONG Mulheres Livres, pelo fim da violência doméstica.
 

 
GIULIA PEREIRA
Durante uma entrevista, a jornalista foi assediada por Biel. O cantor disse que "quebraria ao meio" e que ia estuprá-la no hotel. O caso gerou muita repercussão na época. O resultado de tudo isso? Biel se mudou para os Estados Unidos e Giulia foi demitida.
 
ELISÂNGELA VEIGA
A jornalista foi demitida da Record após denunciar o assédio sexual que sofreu de um chefe. Ela conta que ele tinha um ranking de “funcionárias mais gostosas” e sempre tentava beijá-la nos corredores da emissora. O caso veio a público e ele foi demitido. A empresa negou que Elisângela tenha saída da empresa por esse motivo.
 

 
POLIANA BAGATINI
Poliana Bagatini, mulher de Victor Chaves, cantor da dupla Victor e Leo, registrou um boletim de ocorrência acusando o sertanejo de agressão em fevereiro de 2017. Grávida, ela disse que ele a jogou no chão e chutou várias vezes.
 
BRISA RAMOS
A modelo era namorada de Kadu Moliterno em 2014, quando fez um post no Facebook contando que havia sido agredida três vezes em cinco meses pelo ator. “Me arrependo imensamente de não ter ido a uma delegacia desde a primeira agressão, uma vez que acreditei que ele poderia ser uma pessoa melhor”.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »