03/02/2020 às 11h42min - Atualizada em 03/02/2020 às 11h42min

Brasil tem 16 casos suspeitos do novo coronavírus, informa Ministério da Saúde

G1/ Jornal Nacional
Ilustrativa

 

O Ministério da Saúde informou que subiu para 16 o número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil, mas que não há nenhum caso confirmado.
Nos aeroportos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está distribuindo alertas sobre a doença. A recomendação é que os profissionais que tiverem contato com pessoas e bagagens vindas da China usem equipamentos de proteção como máscaras e luvas.
O mais recente boletim do Ministério da Saúde registra que, de sexta-feira (31) para sábado (1º), os casos suspeitos do novo coronavírus no Brasil subiram de 12 para 16.
De acordo com o ministério, esses 16 pacientes - que estão sendo acompanhados - são de cinco estados: Ceará e Paraná têm um caso suspeito cada; em Santa Catarina, são dois; no Rio Grande do Sul, quatro; em São Paulo, agora são oito.
Segundo o ministério, até a tarde deste sábado, não havia nenhum caso confirmado.
Os novos pacientes também fizeram exames e agora esperam os resultados. O ministério já está fazendo uma compra emergencial de materiais como máscaras, luvas, álcool gel e remédios.
“Está dentro do esperado, não é alarmante, mas também demonstra que a gente tem que estar preparada para identificação de qualquer caso em todo o Brasil. Mas as pessoas não precisam ficar em pânico. Não há uma situação de circulação do vírus no Brasil”, disse o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Wanderson de Oliveira.
Em Brasília, o governo continua estudando como trazer cerca de 40 brasileiros que estão em áreas de risco na China e querem voltar. O presidente Jair Bolsonaro disse que, no Brasil, eles teriam de ficar isolados em uma base militar distante de grandes centros urbanos.
Só que, antes disso, é preciso aprovar uma lei com as regras para esse tipo de quarentena, que hoje não existe no Brasil. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse que, como o assunto é urgente, é possível aprovar uma proposta desse tipo no Congresso já na semana que vem.
Neste sábado saiu o resultado do último exame numa família brasileira que estava internada nas Filipinas. A infecção pelo novo coronavírus foi descartada. O casal e a filha de 10 anos, que moram em Wuhan, na China, ficaram internados nas Filipinas depois que a menina começou a ter febre. Agora, eles devem seguir para Paris e esperar o melhor momento para voltar para a China.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »