29/01/2020 às 13h30min - Atualizada em 29/01/2020 às 13h30min

Polícia Civil intensifica serviços papiloscópicos no Litoral

Objetivo é otimizar o trabalho de investigação em ocorrências registradas durante a temporada e colaborar na produção de provas técnicas relativas a identificação humana

- AEN
A Polícia Civil do Paraná intensificou a atuação com serviços papiloscópicos no Litoral, durante o Verão Maior, nos municípios de Guaratuba, Matinhos, Antonina, Morretes, Paranaguá e Balneário de Ipanema. O objetivo é otimizar o trabalho de investigação em ocorrências registradas durante a temporada e colaborar na produção de provas técnicas relativas a identificação humana.
Entre os trabalhos desenvolvidos estão perícia de local de crime, perícia necropapiloscópica, retrato falado e identificação criminal. Cada um desses serviços contribui positivamente na elucidação de crimes e identificação de vítimas e criminosos.
O trabalho da Polícia Civil em local de crime é de extrema importância para a coleta de fragmentos de impressões digitais encontrados. O material coletado passa por um processo de levantamento, revelação e confronto com a digital de possíveis suspeitos de crimes.
RELEVANTE - A perícia necropapiloscópica é outro trabalho relevante de atuação da Polícia Civil. O serviço é realizado por meio de coleta de impressões digitais em cadáveres em variados estados de decomposição, a fim de identificar vítimas de crimes.
Outra forma de atuação da Polícia Civil, e que auxilia na identificação de criminosos, é a confecção de retrato-falado. Com características relatadas por vítimas e testemunhas de crimes, é possível reproduzir uma imagem digital da face humana e chegar com mais rapidez até um criminoso.
A identificação criminal é realizada através do Automated Fingerprint Identification System (AFIS), que traduzido significa Sistema Automatizado de Identificação. Através da ferramenta, o papiloscopista realiza a coleta biométrica e confronto de impressões digitais de criminosos que são conduzidos para delegacias e não apresentam documento oficial. Isso possibilita a identificação do indivíduo momentaneamente.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »