21/01/2020 às 15h06min - Atualizada em 21/01/2020 às 15h06min

Príncipe Harry desembarca no Canadá para reencontrar Meghan e Archie

Príncipe Harry, durante cúpula de investimentos Reino Unido-África

- JORNAL EXTRA
O príncipe Harry desembarcou no Canadá na madrugada desta terça-feira para se reencontrar com sua mulher, Meghan, e seu filho, Archie. Horas após seu desembarque, Harry ameaçou tomar medidas legais após paparazzi fotografarem Meghan e Archie passeando em Vancouver, na segunda-feira. As imagens foram publicadas por pelo menos dois tablóides britânicos nesta terça.
Segundo o canal Sky News e o jornal The Guardian, os advogados do casal argumentam que as fotografias da ex-atriz americana e de seu filho, de oito meses, foram tiradas por um fotógrafo escondido em arbustos sem o conhecimento de Meghan. Eles reclamam que paparazzi com lentes teleobjetivas estão permanentemente instalados nos arredores da casa onde estão em Vancouver para espioná-los.
Em outubro, Meghan processou o jornal Mail on Sunday, edição dominical do tablóide Daily Mail, após o veículo publicar uma carta da ex-atriz para o seu pai. Na ocasião, Harry disse que via sua mulher "sendo vítima" das mesmas "forças poderosas" que causaram a morte de sua mãe, a princesa Diana, morta em 1997 em um acidente de carro em Paris quando era perseguida por paparazzis.
Harry desembarcou no Canadá na manhã desta terça-feira, dois dias após o Palácio de Buckingham anunciar que ele e Meghan não serão mais integrantes ativos da família real. Ao se afastar da Coroa britânica após uma longa negociação com a rainha Elizabeth II e com outros membros importantes da família real, o casal concordou em parar de usar seus títulos oficiais.
"O duque de Sussex saiu do Reino Unido rumo ao Canadá na noite de segunda-feira, após um de seus últimos compromissos oficiais como membro da família real", destacou o jornal britânico Daily Telegraph. O canal Sky News, por sua vez, mostrou o desembarque do príncipe, vestido com calça jeans e um gorro azul, em Vancouver.
Ao abandonarem seus postos de membros ativos da família real, Harry e Meghan terão independência financeira do Fundo da Coroa, dinheiro repassado diretamente do Tesouro britânico para a rainha. Por um ano, no entanto, o casal continuará a receber a contribuição financeira do príncipe Charles, pai de Harry, que até 2019 correspondia a 95% de toda a renda do casal Sussex.
Pelo acordo, o casal também precisará reembolsar os cofres públicos pelos custos da reforma de sua casa em Windsor, que chegam a 2,4 milhões de libras. Alguns detalhes, como a utilização do nome “Sussex” para fins comerciais e o financiamento de sua segurança privada ainda não foram acertados.
Em um evento beneficente no sábado, Harry disse que não queria se afastar completamente de suas obrigações reais e militares, mas disse que não havia outra opção:
 O que eu quero deixar claro é que não estamos fugindo e, certamente, não estamos abandonando vocês. Nossa esperança era poder continuar a servir a rainha, a Commonwealth e meus vínculos militares, mas sem financiamento público. Isso, infelizmente, não foi possível.
O acordo firmado entre Harry e sua família deverá ter início no meio do ano, após um "período de transição" no qual o príncipe deverá fazer algumas aparições oficiais representando a Coroa. No final de semana, por exemplo, ele fez uma aparição na cúpula de investimentos Reino Unido-África, onde se reuniu com vários chefes de Estado africanos e manteve um encontro privado com o premiê britânico, Boris Johnson.
Ainda não está claro, no entanto, se Meghan também participará. Ela retornou ao Canadá no dia 10 de janeiro e, desde então, não fez nenhum pronunciamento público sobre o caso, mas visitou um abrigo para mulheres.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »