20/01/2020 às 14h39min - Atualizada em 20/01/2020 às 14h39min

Conheça cinco tendências para o mercado de trabalho em 2020

Segundo pesquisa da Glassdoor, inteligência artificial não é mais coisa do futuro, é do presente

- NAIARA BERTÃO
Aquela impressão de que os robôs eram "seres" que um dia viriam para substituir nossos empregos ficou para trás. Por dois motivos. Primeiro porque já está mais do que na hora de entendermos que eles podem ser bons aliados da produtividade e eficiência e, segundo, porque inteligência artificial não é mais algo do futuro, mas, sim, do presente. A inteligência artificial já é, inclusive, usada por empresas para encontrar os melhores candidatos para suas vagas.
A plataforma de vagas e perfil de empregadores Glassdoor (antiga LoveMondays) divulgou relatório com as tendências para o mercado de trabalho em 2020 e a primeira delas envolve justamente isso: inteligência artificial como parceira de gestão.
"Estamos vivendo uma revolução no campo da tecnologia em recursos humanos. A inteligência artificial passou de um sonho especulativo para um conjunto crescente de aplicativos de RH acessíveis e fáceis de usar", diz o relatório Job & Hiring Trends for 2020, publicado pelo time de pesquisa econômica da Glassdoor, e assinado pelo economista-chefe Andrew Chamberlain.
O objetivo do relatório é selecionar tendências que possam influenciar a área de recrutamento e seleção de talentos, mas que também devem afetar todos os profissionais (e sua maneira de trabalhar) nos próximos anos. Por isso, vale ficar de olho:
1 – Inteligência artificial como parceira de gestão
A inteligência artificial chegou finalmente ao local de trabalho. É possível usar inteligência artificial para tarefas de gestão diária, como dar feedback em tempo real aos funcionários, monitorar o desempenho da equipe e automatizar tarefas rotineiras. Dessa forma, quem está em cargos de gestão, por exemplo, ganha eficiência e pode concentrar sua energia na estratégia, criatividade e mentoria. Isso é uma poderosa vantagem competitiva para empresas capazes de aproveitar essa tendência.
2 – Cultura em primeiro lugar
Movimento que começou no ambiente mais inovador das startups, a cultura da empresa vai importar cada vez mais, e quem quiser se dar bem terá que estar alinhado. A tendência, chamada lá fora de “culture-first“(cultura em primeiro lugar), está cada vez mais alinhada à busca de transparência e responsabilidade corporativa.
As empresas já começam a ver isso como uma estratégia de negócio. Já é sabido que a cultura tem um impacto significativo na capacidade da empresa de recrutar e reter os melhores talentos. Uma pesquisa recente da Glassdoor mostra que os profissionais têm valorizado mais a cultura de uma empresa do que o próprio salário. E já dá para entender se a empresa pratica o que fala nas plataformas de recrutamento, e em pesquisas de melhores empresas para se trabalhar.
3 – Diversidade e inclusão serão prioridade
Nos últimos anos, as conversas sobre diversidade e inclusão no mercado de trabalho se intensificaram. Uma pesquisa da Glassdoor mostrou que 64% dos trabalhadores alegam que sua empresa está investindo mais em diversidade e inclusão do que em anos anteriores. Em 2020, à medida que as empresas seguem orientadas para o movimento de construir equipes mais diversas e inclusivas, a expectativa é que as contratações para alta e média gerência tragam líderes cada vez mais alinhados com esse propósito e que ajudarão a levar essa missão adiante.
4 – Baby Boomers no mercado por mais tempo
No tema gerações, muito se fala dos Millennials e da Geração Z, os mais novatos, mas os Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1964) continuarão uma importante força de trabalho. A tendência é que as empresas passem a valorizar cada vez mais os mais velhos, lembrando que a experiência pode ser valiosa em muitos momentos e até as startups jovenzinhas entenderam isso. Em tempos que diversidade importa, eles têm um espaço a ser ocupado e podem também ajudar em atividades criativas e inovadoras. Além disso, a própria dificuldade de se aposentar hoje em dia está levando os mais velhos a continuarem na ativa — e a medicina ajuda a deixá-los saudáveis por mais tempo.
5 – Maior presença do celular na contratação
Mais de uma década atrás, o lançamento do iPhone da Apple mudou para sempre a forma como o mundo acessa a internet. Os dispositivos móveis logo se tornaram onipresentes e passaram a ser usados, entre uma infinidade de coisas, para pesquisar sobre empresas e até mesmo se candidatar a vagas de emprego. O uso de desktops tradicionais tem diminuído rapidamente, e essa mudança tem enorme impacto na experiência do candidato. Em 2020, as empresas deverão simplificar seus sistemas de inscrição em processos seletivos, tornando a experiência móvel mais fácil e amigável para os profissionais, sob o risco de perder bons candidatos por conta de burocracia, formulários gigantes ou sites de difícil navegação. Ponto para quem já é familizariarizado(a) com tecnologia.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »