16/01/2020 às 15h38min - Atualizada em 16/01/2020 às 15h38min

Material escolar: confira 20 dicas para economizar nas compras deste ano

- JORNAL EXTRA
A dona de casa Darci de Souza, de 44 anos, levou a filha Fernanda, de 8, para comprar o material escolar deste ano. Antes de sair de casa, no entanto, as duas tiveram uma conversa sobre os limites do orçamento. Segundo especialistas em economia doméstica, a mãe agiu corretamente. Se quiserem driblar o reajuste dos preços neste ano, calculado em 8% sobre esses itens, em média, os responsáveis precisam seguir um passo a passo. O EXTRA traz 20 orientações.
É a minha única filha, e ela gosta de vir comprar o próprio material escolar. Mas eu expliquei que não poderá ter tudo o que quer. Temos que seguir a lista, fazer uma pesquisa de preços e comprar o que estiver mais em conta. A Fernanda só poderá escolher a mochila — afirmou Darci.
Na casa da advogada Caroline Meira, de 33 anos, os únicos produtos das listas de material que recebem a opinião dos três filhos são os cadernos. Para economizar, ela tem ainda outras táticas.
Com uma boa pesquisa de preços, é possível economizar de 30% a 40%. Quem tiver mais de um filho também pode comprar no atacado como eu. E antes de ir às compras, vejo o que podemos aproveitar do ano anterior — afirmou ela, que é mãe de Murilo, de 12 anos, Danilo, de 10, e Pedro, de 7.
Nem tudo precisa ser novo
Materiais seminovos e usados também podem ser comprados. E por representarem uma grande economia, viraram alvos de muitos responsáveis. A Estante Virtual é uma plataforma com mais de 2.600 vendedores de livros, que tem apenas 25% do seu acervo composto por itens novos.
Segundo Erica Cardoso, gerente de Marketing, entre janeiro e fevereiro, há um crescimento de até 30% nas vendas feitas, puxadas principalmente por livros infantis e didáticos. Enquanto durante o ano essas obras representam cerca de 10% das vendas do site, nos dois primeiros meses, o índice aumenta para 25%.
Visitar a Estante Virtual é como entrar em milhares de livrarias ao mesmo tempo e garimpar pelas melhores oportunidades. Os pais e mães poderão comparar o preços de edições seminovas e novas. Portanto, a grande recomendação é usar os filtros do site e comparar os preços e o estado de conservação dos livros — orientou a gerente.
Segundo Erica Cardoso, a Estante Virtual fez o dever de casa para auxiliar os responsáveis pelos pequenos:
Mapeamos os livros mais pedidos pelas escolas, trabalhamos em conjunto com a rede de vendedores e já estamos preparados para o volta às aulas. Agora, convidamos todos os pais a fazerem uma visita ao site e comparar preços.
Confira as 20 dicas para economizar
1. Analise a lista passada pela escola para checar se algum material escolar usado pela criança ou um irmão no ano passado pode ser reutilizado, como mochila, tesouro, estojo e régua.
2. Olhe para suas finanças e determine um orçamento econômico e realista para as compras de material escolar.
3. É a primeira vez nessa jornada ou está com dificuldades de definir a verba? Procure, antes de sair de casa, preços cobrados em lojas on-line para conhecer a média.
4. Se constatar que não será possível comprar tudo, entre em contato com a escola para saber o que é essencial nos primeiros meses do ano. Outras compras podem ficar para maio ou junho, por exemplo.
5. Entre em contato com pais de alunos mais velhos. Eles podem ter um livro em bom estado para doar ou vender a um preço mais baixo.
6. As escolas cada vez mais organizam eventos para pais de alunos trocarem materiais escolares. Pergunte e incentiva. Se a direção não quiser se responsabilizar, a feira também pode ser independente.
7. Grupos nas redes sociais são outros ambientes para a troca, compra e venda de materiais escolares. Busque iniciativas por bairro ou escola e tome alguns cuidados na operação, como marcar encontros em locais públicos e não pagar de forma antecipada.
8. Algumas lojas têm preços menores para quem compra em grandes quantidades. Procure saber e reúna um grupo de pais.
9. Além disso, o comércio em geral costuma ter embalagens maiores de alguns produtos, como lápis e canetas, que acabam ficando com a unidade mais barata.
10. Comprar livros diretamente nas editoras pode render bons descontos. Nessa opção, os grupos de pais também podem fazer diferença.
11. Se puder, não leve as crianças para a papelaria no dia da compra do material escolar. Elas podem acabar pedindo itens fora do orçamento e se cansar da maratona de compras mais rapidamente.
12. Se precisar levá-las, converse antes sobre a situação financeira na qual a família se encontra e a verba disponível.
13. Itens que trazem estampas de personagens de desenhos animados costumam ser bem mais caros do que os com motivos genéricos. Negocie com as crianças.
14. Na ânsia de economizar, porém, não considere apenas o preço e preste atenção à qualidade dos produtos. Verifique, por exemplo, se a impressão das páginas do caderno não tem falhas e se a tesoura corta mesmo.
15. Sites como o Cuponomia oferecem códigos promocionais para compras feitas em lojas virtuais. Saraiva e Americanas.com, por exemplo, dão descontos.
16. Procure lojas que ofereçam cashback. Os programas Ame e Méliuz, por exemplo, têm parcerias com diversos estabelecimentos físicos e virtuais, para devolver um percentual do valor total da compra ao consumidor.
17. Sempre pergunte quanto aquele produto custa à vista. Isso pode proporcionar bons descontos.
18. Não é necessário comprar todos os itens da lista em uma loja apenas. Se o fizer, porém, vale a pena pedir desconto.
19. O ideal é sempre fazer os pagamentos à vista, mas se não for possível pagar as compras de uma só vez, use uma quantidade de parcelas sem juros.
20. Reforce a seu filho a importância de manter o material em bom estado. Ele pode servir para um irmão mais novo no futuro ou ser vendido, para ajudar nas compras de materiais do ano seguinte.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »