10/01/2020 às 13h43min - Atualizada em 10/01/2020 às 13h43min

Voos diários entre Ponta Grossa e São Paulo já começaram

Voos têm capacidade para 70 passageiros. São dois voos diários. Estímulo à ampliação das rotas aéreas é uma das estratégias do Governo do Paraná para o desenvolvimento do Estado

- AEN
A VoePass Linhas Aéreas (antiga Passaredo) começou a operar nesta sexta-feira (10) os voos entre Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O primeiro avião com destino à capital paulista decolou às 9h20 com 68 passageiros a bordo, e a primeira aterrisagem no Paraná aconteceu no meio da manhã.
Serão dois voos diários por trecho entre segunda-feira e sexta-feira, e voos diários aos sábados e domingos. Os trechos serão operados por aeronaves ATR72, com capacidade para 70 passageiros, e as passagens custam cerca de R$ 200.
“É uma conquista para Ponta Grossa e os Campos Gerais os voos diretos até Congonhas, que é o principal aeroporto do Brasil e tem um fluxo muito grande de aeronaves”, disse o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “É uma ligação importante para uma cidade com vocação industrial, que tem crescido rapidamente nos últimos anos”, afirmou.
Segundo o governador, o estímulo à ampliação das rotas aéreas é uma das estratégias para o desenvolvimento do Estado. O programa de aviação regional Voe Paraná, lançado pelo Governo do Estado no ano passado, elevou o status do Paraná na malha aérea brasileira, com 20 aeroportos do Interior e do Litoral conectados com a capital ou com os principais destinos no País, e gerou a maior rede de aviação regional da Gol. “O Voe Paraná é uma conquista do Estado, e trará mais desenvolvimento econômico”, destacou Ratinho Junior. As companhias Latam e Azul também anunciaram novos voos no Paraná em 2019.
MAIS ALMEJADO - De acordo com o superintende do Aeroporto Municipal Comandante Antônio Amilton Beraldo (Aeroporto Sant'Ana), Victor Oliveira, Congonhas era o destino mais almejado pela população. “Realizamos algumas pesquisas e mais de 80% dos passageiros consideravam importante uma linha aérea que ligasse Ponta Grossa a São Paulo, um destino bastante importante para a indústria, o comércio e a economia da cidade”, explicou.
“É um tremendo avanço para o Paraná porque coloca mais um destino no mapa do principal aeroporto do País. Ponta Grossa é uma cidade com projeção no Estado. Esses voos inaugurais representam uma nova perspectiva para o desenvolvimento econômico do município”, complementou Oliveira, que viajou para São Paulo no voo inaugural.
CRESCIMENTO - Ponta Grossa já conta com um voo diário para o aeroporto de Viracopos, em Campinas, operado pela Azul Linhas Aéreas. A partir de fevereiro a companhia deixará de ofertar passagens aos domingos e ampliará o atendimento para todos os dias da semana, aumentando a frequência do trecho.
O aeroporto municipal de Ponta Grossa passou por reformas nos últimos anos para receber rotas nacionais e novas obras estão previstas para junho, com apoio do Governo do Estado. Serão R$ 35 milhões para a construção do novo terminal, além de equipamentos e ampliação da pista. A previsão de conclusão é de um ano e meio.
De janeiro a dezembro de 2019, o aeroporto municipal registrou 51.051 embarques e desembarques de passageiros, índice 21% superior aos doze meses de 2018. O saldo também foi positivo no número de voos: 17.868 pousos e decolagens, acréscimo de 15,82% em relação ao ano retrasado.
HORÁRIOS – Com dois voos diários e diretos, as operações entre Ponta Grossa e São Paulo serão às 9h20, na segunda, terça, quarta e sexta-feira, e às 9h30, às quintas-feiras. Já no período da noite, de segunda-feira a sexta-feira, os voos serão às 19h30. Nos fins de semana, os voos partirão de Ponta Grossa aos sábados às 11h05 e, aos domingos, às 19h30.
No sentido de São Paulo para Ponta Grossa, a empresa disponibilizará voos às 7h25, de segunda a sábado. No período da tarde, os horários serão às 14h25, nas quintas-feiras, e às 17h30, na segunda, terça, quarta e sexta-feira. Já aos domingos, a opção de voo partindo de São Paulo será às 17h25.
Ano começa com novas rotas no Estado
O ano começou com duas novas rotas no Paraná: Ponta Grossa-São Paulo, operado pela VoePass, e Foz do Iguaçu-Santiago (Chile), da companhia aérea low cost (baixo custo) Jet Smart. Os voos entre a cidade dos Campos Gerais e a capital paulista são diários, e o trecho internacional terá dois voos semanais, às quintas-feiras e aos domingos.
No final de 2019 também começaram os voos semanais (aos sábados) da Azul Linhas Aéreas entre Guarapuava e Campinas (SP), depois de reformas no aeroporto municipal. A pista foi ampliada e o terminal de passageiros passou por reforma, além de novas salas de embarque e desembarque.
O aeroporto ainda depende de autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para voos por instrumento, o que deve ampliar a oferta de voos da empresa e de novas companhias.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »