09/01/2020 às 13h56min - Atualizada em 09/01/2020 às 13h56min

Chefão do tráfico tem caso com a mulher do filho, é denunciado por ele e acaba preso

- FERNANDO MOREIRA
Um dos chefões do tráfico mais procurados no mundo foi preso graças a uma pista dada pelo próprio filho. O colombiano Luis del Río, mais conhecido como El Tio ou Señor T, enviava todo mês ao menos dez toneladas de cocaína para a Europa e os EUA - operação está facilitada por uma parceria com cartel mexicano.
Aos 25 anos, El Tio foi braço direito de Pablo Escobar até que eles romperam e se tornaram rivais. Homens de Escobar chegaram a sequestrar uma filha de Luis del Río, acusado pelo famoso barão das drogas de roubá-lo.
De acordo com reportagem da TV Caracol, El Tio estava tendo um caso com a esposa do filho, o que levou à denúncia do seu paradeiro. Segundo a polícia, o traficante costumava fazer sexo com adolescentes e tinha um sítio na localidade de Girardota onde mantinha um altar diante do qual realizava sessões de magia negra. Policiais afirmam que o traficante costumava levar a nora para essa mesma propriedade.
Na operação colombiana, coordenada com a DEA, agência americana antidrogas, foram confiscadas 300 propriedades de El Tio na Colômbia, no México e nos EUA. O traficante ocupou mais de 200 propriedades abandonadas por rivais, como a famosa La Fortaleza, um dos endereços icônicos de Escobar.
Um dos seus homens de confiança, conhecido como Jacobo, também foi preso. Um outro membro da quadrilha, identificado como Chepe, pulou do terceiro andar da casa durante a batida policial no endereço apontado pelo filho do traficante.
El Tio cumpriu 12 anos de prisão por tráfico de drogas, mas manteve o controle dos negócios mesmo atrás das grades, chegando a ampliar o seu império. Solto, ele era conhecido como "o traficante mais invisível do mundo".
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »