05/01/2020 às 18h22min - Atualizada em 05/01/2020 às 18h22min

Como tirar slime grudado no banco do carro?

- RODRIGO RIBEIRO (AUTO ESPORTE)
Enquanto os pequenos se divertem com essa espécie de geleia atóxica, os adultos precisam se desdobrar para evitar estragos nas roupas, sofás e bancos caso o slime resolva grudar em qualquer lugar que não seja as mãos das crianças.
Para entender a melhor forma de proteger (e limpar) os bancos do seu carro do tal slime, Auto esporte conversou com Matteo Petriccione Júnior, proprietário da oficina paulistana A.M. Marcelo e especialista na restauração de veículos.
Segundo Petriccione, a impregnação de slime nos bancos dos carros tem sido cada vez mais comum, e exige agilidade para evitar estragos maiores. "Uma solução com água quente e vinagre remove totalmente o slime e pode ser feita em casa com ajuda de um pano ou uma escova de cerdas suaves. Após a remoção é preciso usar um spray limpa carpetes para retirar o corante do slime que pode impregnar no tecido", explica.
Se o assento for de couro a limpeza é mais fácil, mas o executivo alerta que, neste caso, não devem ser usadas escovas, para evitar danos à superfície do tecido.
Petriccione destaca que a maior parte das sujeiras comuns em bancos pode ser removida. Empresas especializadas costumam usar produtos à base de amoníaco, mas é possível usar no carro líquidos para limpar carpetes, vendidos em supermercados. Para aplicar e remover o produto é recomendado o uso de um pano limpo, preferencialmente de microfibra.
Petriccione explica que qualquer sujeira deve ser removida com agilidade. Mesmo uma remoção parcial com um pano ou guardanapo em um primeiro momento ajudará na limpeza completa depois - especialmente se o banco for de tecido. "Ele demanda atenção rápida, até porque o slime ou qualquer sujidade pode penetrar na espuma e deixar mau cheiro, o que irá demandar a desmontagem do banco para a limpeza", afirma.
Bancos elétricos e/ou com aquecimento e ventilação não exigem cuidados extras, pois seus mecanismos internos são selados para evitar danos provocados por sujeiras. O executivo também afirma que os veículos modernos já possuem proteções nos bancos e materiais da cabine para aguentar a elevada incidência solar, sobretudo no verão.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »