30/12/2019 às 15h13min - Atualizada em 30/12/2019 às 15h13min

Casal de suíços atacado a tiros entrou na Cidade Alta por orientação do GPS

Carro em que estavam os turistas suíços

- RAFAEL NASCIMENTO DE SOUZA
O casal de suíços que foi atacado, na tarde deste domingo, na Cidade Alta, em Cordovil, na Zona Norte do Rio, foi orientado pelo GPS do carro a entrar no local. A informação foi de Miranda Pia Regazzoni, 64 anos, em depoimento à Polícia Civil, na noite deste domingo. Ela e o marido, o empresário Michele Ângelo Galli, de 73 anos, seguiam do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste, para Paraty, na Costa Verde, onde passariam o réveillon. Quando estavam na Avenida Brasil, na altura da comunidade, o aplicativo orientou o casal a cortar caminho pela comunidade, já que havia um engarrafamento no momento. Ao entrarem na favela, foram atacados a tiros.
No começo da noite, Miranda prestou depoimento na 38ª DP (Brás de Pina). Um agente da Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat) ajudou na tradução. Ela disse que pelo menos três homens armados e em um carro vermelho atiraram neles. Um tiro acertou o peito de Michele. Já Miranda ficou ferida por estilhaços na mão. Após o ataque, o casal ainda tentou fugir. O carro em que eles estavam acabou batendo em uma das muretas da Avenida Brasil. Nesta manhã, o 16º BPM (Olaria) montou uma operação na região para tentar prender os suspeitos.
A polícia espera que Michele receba alta para prestar esclarecimentos. Segundo o boletim médico do Hospital estadual Getúlio Vargas, na Penha, o quadro de saúde de Michele se agravou muito nas últimas horas e ele precisou ser internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) da unidade, durante a madrugada. Estava agendada uma cirurgia para o empresário. No entanto, em razão da complexidade de seu estado de saúde, o procedimento foi adiado. Não há data para a operação.
Segundo fontes do hospital, o consulado da Suíça entrou em contato e um representante do país irá ao local para se inteirar do estado de saúde da vítima. Nas próximas horas segundo a Polícia Civil, o órgão encaminhará detalhes da investigação ao cônsul suíço.
Em nota, o Consulado Geral da Suíça no Rio de Janeiro confirmou que dois suíços foram feridos em um assalto neste domingo. A instituição informou que "está em contato com as autoridades brasileiras e está prestando o necessário suporte às vítimas. Devido à proteção de dados pessoais, não podem ser fornecidas outras informações."
Segundo os investigadores, a mulher está hospedada em uma residência no Recreio dos Bandeirantes desde o dia 26 de dezembro, data que o casal chegou ao Brasil. Miranda contou que eles iam passar o réveillon na Pousada Navegantes, em Paraty.
A mulher relatou que três homens estavam com armas e abordou o casal em um carro vermelho por volta de 17h30. Ainda de acordo com o depoimento de Miranda, durante a abordagem, seu marido se assustou e foi baleado por um único tiro. Ela detalhou que escutou vários disparos. O casal estava em um carro alugado com placa de Belo Horizonte, o Renault Captur QUE-6099.
A Polícia Civil já fez a perícia no carro do casal. O laudo deverá ficar pronto em até 30 dias. Os investigadores foram ao local em busca do projétil.
Em 2016, dois turistas mortos
Em 2016, o turista italiano Roberto Bardella foi morto com um tiro ao entrar por engano, de motocicleta, no Morro dos Prazeres, em Santa Teresa. No ano seguinte, a argentina Natália Cappeti foi assassinada na mesma comunidade enquanto tentava chegar, de carro, ao Cristo Redentor.
Ainda em 2017, a espanhola Maria Esperanza Jimenez Ruiz foi morta a tiros por PMs na Rocinha, quando deixava a comunidade num carro dirigido por um outro estrangeiro, após um passeio. A polícia alega que o motorista furou uma blitz.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »