29/12/2019 às 18h00min - Atualizada em 29/12/2019 às 18h00min

Quatro em cada dez brasileiros avaliam STF como ruim ou péssimo, diz Datafolha

- JORNAL EXTRA
Quatro em dez brasileiros avaliam a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) como ruim ou péssimo, conforme aponta a pesquisa Datafolha divulgada neste domingo. Segundo os dados, a reprovação é de 39%, quase o dobro da porcentagem que consideram a atuação da Corte ótima ou boa, 19%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.
A reprovação do STF é equivalente à do presidente Jair Bolsonaro, que é de 36% — ficando dentro da margem de erro. Já em comparação com o Congresso, a taxa é inferior: 45% acham a atuação da Câmara e do Senado como ruim ou péssima.
A porcentagem de quem avalia o trabalho do Supremo como regular é de 38%. Essa é a primeira vez que o instituto faz a pesquisa sobre a avaliação do Supremo. O Datafolha ouviu 2.948 pessoas entre os dias 5 e 6 deste mês e foi feita em 176 cidades do país. O nível de confiança é de 95%.
Reprovação do Congresso sobe
O número de pessoas que avaliam o Congresso como ruim ou péssimo subiu em 10 pontos percentuais, em comparação à pesquisa anterior, feita em agosto deste ano. A reprovação da foi de 35% a 45%.
Em contrapartida, a taxa de quem acha a atuação da Câmara e do Senado regular caiu de 45% para 38%. E a aprovação, quem acha ótimo ou regular, se manteve dentro da margem de erro: 14%, agora, e 16, quando pesquisado em agosto.
Avaliação do governo tem leve oscilação
A reprovação do governo Bolsonaro se manteve dentro da margem de erro em comparação à pesquisa do Datafolha de agosto, indo de 38% para 36%. Já o percentual de entrevistados que consideram o governo regular aumentou de 30%, em agosto, para 32%, também dentro da margem de erro.
A taxa de quem avalia positivamente a gestão de Bolsonaro também se manteve, indo de 29% para de 30%.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »