28/12/2019 às 18h00min - Atualizada em 28/12/2019 às 18h00min

Relembre os memes que mais bombaram em 2019

- RICARDO RIGEL
Entrar no mundo dos memes é um caminho sem volta. Mas num ano considerado difícil por muitos, como foi 2019, rir das gafes dos políticos, de uma ironia com a vilã da novela ou mesmo das sacadas mais bobas do mundo online chega a ser um alívio. E, se o objetivo é fazer a galera recordar de coisas boas, o melhor a se fazer é uma retrospectiva do que mais bombou nas redes sociais durante os últimos 12 meses. Prepare-se, porque como diz uma celebridade dos realities: “Só quem viveu sabe”.
Menino veste azul e menina veste rosa
Era dia 3 de janeiro, o ano nem tinha dito a que veio, quando a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damaris Alves, decidiu fazer uma declaração polêmica em que dizia “Uma nova era no Brasil [...] meninos vestem azul e meninas vestem rosa”. A publicação foi o gatilho para uma grande discussão sobre gênero. Mas o que ganhou mesmo as redes foram os milhares de memes que ironizavam a afirmação da ministra.
O presidente Jair Bolsonaro foi uma verdadeira fábrica de memes em 2019. Logo depois do fim do carnaval, ele postou em seu Twitter um vídeo escatológico em que um homem urina sobre outro no meio da rua em São Paulo. A prática conhecida como “golden shower” (chuva dourada) tomou conta das redes e Bolsonaro levou a dúvida para a sua rede: “O que é golden shower?”. A pergunta foi o estopim para uma série de memes ao redor do tema. Sobrou até para o deputado federal Alexandre Frota, que é ex-ator pornô.
As redes sociais foram à loucura depois do episódio do programa “Pesadelo na cozinha”, da Bandeirantes. Num dos programas, o chef Erick Jacquin surta ao descobrir que o dono do restaurante de comida nordestina Pé de Fava deixa o freezer, onde as carnes ficam guardadas, desligado por 12 horas por dia para economizar energia. A reação do chef fez os internautas transformá-lo num dos grandes memes de 2019.
Se você costuma compartilhar memes pelo WhatsApp, já deve ter recebido ou enviado a carinha com a versão infantil do apresentador Fausto Silva para alguém. Tirada de um filtro do aplicativo Snapchat, a carinha viralizou desde que o perfil do Twitter @leoburroo compartilhou um vídeo em que ele é expulso do próprio grupo do WhatsApp, depois de enviar dezenas de áudios para os amigos com a frase “Olokinho, meu”.
Vilã evangélica
Em 2019, Agatha Moreira colocou seu nome entre as grandes vilãs da TV ao interpretar Josiane, em “A dona do pedaço”. Entre os inúmeros memes que surgiram durante todo o período de exibição da trama, um dos que mais bombaram foi o que comparavam a filha de Maria da Paz (Juliana Paes) com a ex-modelo Andressa Urach. A moça que vivia em polêmicas mudou de vida e virou evengélica. Essa galera das redes não perdoa ninguém...
Uma imagem da cantora Joelma com expressões triste e feliz na mesma imagem viralizou nas redes sociais do México e se espalhou pelo mundo. O sucesso foi tão grande que a imprensa mexicana precisou fazer matérias explicando que se tratava de uma artista brasileira. A imagem foi retirada de uma participação que a artista fez no extinto programa “Melhor do Brasil”, da RecordTV.
 ‘O nome dela é Jenifer’
Um dos maiores hits do verão, a música “Jenifer”, do cantor Gabriel Diniz — morto esse ano num acidente aéreo — foi a responsável por uma enxurrada de memes que tomaram conta das redes sociais por alguns meses. Com um refrão chilete, a canção acabou colando na cabeça do povo. E, claro, a galera aproveitou para criar milhares de memes com base na letras. As Jenifers sofreram!
O ano já estava entrando na sua reta final, quando o compositor Emanuel Gomes surgiu no YouTube com sua composição “Caneta azul”. A música conta a história de uma caneta perdida, e no vídeo, postado no dia 18 de outubro, ele aparece oferecendo a canção aos parentes. Em poucos dias, um trecho da música já tinha sido vizualizado mais de 2,5 milhões de vezes. Com o sucesso, Emanuel acabou participando de programas de TV e fez até shows.
O ano começou com um hit. Depois do jogador do Cruzeiro, Egídio gravar um vídeo com a mulher numa praia nas Bahamas. Nas imagens postadas em suas redes sociais o jogador comenta: “Piscininha, amor. Ótimo pra gente namorar, hein!?”. Logo outros jogadores, como o Fred também do Cruzeiro, e artistas, como Anitta, passaram a usar a frase que se tornou a música do verão. A composição inspirada no vídeo é do jovem cantor Whadi Gama.
A releitura em português da música “Shallow”, de Lady Gaga, feita pela cantora Paula Fernandes, em parceria com Luan Santana, deu o que falar. Batizada de “Juntos”, a canção que deveria emocionar provocou risadas com o refrão “Juntos e shallow now”, que em tradução livre pode ser entendido como “Juntos e rasos agora”, que cá entre nós não faz o menor sentido. Paula Fernandes precisou aguentar sozinha a gozação e as centenas de imagens que ironizavam a versão tupiniquim. Até Luan Santana pulou fora do projeto e não se apresentou ao lado da sertaneja, como havia planejado.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »