11/12/2019 às 09h26min - Atualizada em 11/12/2019 às 09h26min

Palácio Iguaçu abre as portas para feira tecnológica da Saúde

O evento é uma iniciativa da Superintendência de Inovação da Casa Civil e da Secretaria da Saúde e pretende aproximar secretários e gestores municipais das tecnologias mais avançadas no setor

- AEN
O Palácio Iguaçu, sede do Governo do Estado, abrirá as portas nesta quarta-feira (11) para a 1ª Feira de Tecnologia para a Saúde (Health Tech), com exposição de iniciativas voltadas a melhorar o setor nos níveis local e global. A OrCam, uma das 38 startups classificadas como unicórnio (empresa que atinge US$ 1 bilhão de faturamento) no mundo, estará presente.
O evento é uma iniciativa da Superintendência de Inovação da Casa Civil e da Secretaria da Saúde e pretende aproximar secretários e gestores municipais das tecnologias mais avançadas no setor. A feira é aberta ao público e ocorre das 9h às 18h.
“Inovação é uma das pautas prioritárias do Governo e na questão da Saúde há dois fatores muito importantes: é uma área ligada diretamente à qualidade de vida da população e envolve custos muito elevados para o Estado. Inovação em Health Tech significa melhorar o atendimento com soluções mais eficientes e menos onerosas”, afirma Henrique Domakoski, superintendente de Inovação da Casa Civil.
A 1ª Feira de Tecnologia para a Saúde (Health Tech) também replica modelo colaborativo que cresce no setor privado, principalmente envolvendo empresas de tecnologia. “O mundo privado fala em inovação aberta, isso quer dizer que as empresas reconhecem que não têm condições de acompanhar a velocidade das disrupções sozinhas. O que elas fazem? Se aproximam de startups para acelerar o processo de inovação”, complementa Domakoski. “Estamos replicando essa prática no setor público, com oportunidade para todos os municípios. Se não fosse dessa forma, dificilmente os secretários municipais teriam contato direto com essas empresas”.
POTENCIAL - Health Tech ainda é um setor com bastante margem para crescimento no País, principalmente na informatização dos dados. Esse movimento já foi percebido pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups), que aponta que o número de empresas inovadoras quase dobrou entre 2015 e 2019 no setor, passando de 235 para 406. No Paraná, o Tecpar é um dos principais incentivadores desse movimento de soluções tecnológicas para a área.
ORCAM - A OrCam é uma empresa israelense que foi fundada em 2010 e o principal produto é o dispositivo OrCam MyEye. A tecnologia oferece independência para cegos ao permitir o acesso a informações visuais, transmitidas por áudio, em uma pequena câmera que pode ser conectada a qualquer par de óculos. Usando inteligência artificial, o dispositivo lê textos, reconhece rostos e identifica produtos. A invenção foi reconhecida pela revista Time como uma das melhores de 2019.
A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, por meio da assessoria de inovação e do departamento de Apoio à Pessoa com Deficiência, deve adquirir, em breve, cinco unidades do OrCam MyEye. Os dispositivos serão doados para bibliotecas públicas do Paraná por meio da Secretaria de Comunicação e Cultura.
PALÁCIO ABERTO – A 1ª Feira de Tecnologia para a Saúde (Health Tech) também replica modelo de recepção aberta adotada desde a Semana Paraná Inovador. Durante uma semana, em outubro, todo o ecossistema de inovação paranaense se reuniu no Palácio Iguaçu para discutir temas do setor privado e do desenvolvimento do Estado.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »