10/12/2019 às 11h42min - Atualizada em 10/12/2019 às 11h42min

Caso Bunitinho: MP quer explicação da PM sobre o uso de carros descaracterizados em operações

- RAFAEL NASCIMENTO DE SOUZA
Nos próximos dias, a Polícia Militar terá que dar explicações ao Ministério Público do Rio de Janeiro sobre a norma que regulamenta o uso de veículos descaracterizados em ações policiais no estado. A gota d’água foi a operação do Batalhão de Operações Especiais (Bope), no Morro do Dendê, na Ilha do Governador, na madrugada da última quinta-feira. Na ocasião, quatro pessoas, entre elas o humorista Diego Farias Pinto, o Bunitinho, foram mortas.
O MP quer saber se a PM está cometendo algum tipo de irregularidade ao usar carros sem identificação em ações policiais. Na quinta, pelo menos três veículos descaracterizados do Bope foram usados a operação.
Existem indícios de que alguns tiros que acertaram o veículo onde estava o humorista partiram de agentes que ocupavam esses carros sem identificação. Segundo fontes da Polícia Civil, em análises preliminares, os disparos que acertaram as vítimas foram dados de perto.
Daqui a duas semanas, a Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) deverá receber do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) o resultado de balística que está sendo feito em quatro fuzis dos PMs que foram usados na operação. O armamento foi entregue na DHC no mesmo dia do crime.
A Polícia Civil não descarta a possibilidade de uma reconstituição no local do crime. O carro em que Bunitinho estava foi alvejado por 19 disparos. Os investigadores esperam que, através de reprodução simulada, a Polícia Civil confirme a trajetória dos tiros, a distância dos disparos e os calibres das armas.
Agentes da Civil, que trabalham no caso, afirmaram à reportagem que os depoimentos dos quatro PMs não estão batendo. Ou seja, há contradição na fala dos agentes. Nos próximos dias, eles poderão ser chamados novamente a prestar esclarecimentos.
Na última semana, após a morte dos quatro rapazes, o porta-voz da PM, o coronel Mauro Fliess, afirmou que os policiais do Bope foram ao local após receberem uma denúncia de uma reunião entre traficantes de diversas comunidades. Ao chegarem no local, os militares foram recebidos a tiros e houve um intenso confronto. Em seguida, os PMs encontraram os quatro rapazes feridos e os levaram ao Hospital municipal Evandro Freire.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »