06/12/2019 às 11h18min - Atualizada em 06/12/2019 às 11h18min

Sociedade civil elege integrantes do Conselho Estadual de Cultura

Votação foi realizada exclusivamente online pela primeira vez. Votaram eleitores previamente inscritos e habilitados pela Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura

- AEN
O resultado da eleição dos integrantes do Conselho Estadual de Cultura (Consec), biênio 2020-2021, foi divulgado nesta quinta-feira (05). A votação, que ocorreu entre 8 horas de quarta e meio-dia de quinta-feira, foi realizada pela primeira vez exclusivamente online. Votaram eleitores previamente inscritos e habilitados pela Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura.
ELEIÇÕES - O processo teve como objetivo escolher os novos representantes da sociedade civil no Conselho Estadual de Cultura que pela primeira vez teve sua votação feita inteiramente de forma online na etapa estadual.
Foram escolhidos os conselheiros titulares e respectivos suplentes, representantes de sete macrorregiões histórico-culturais definidas no Decreto 6161/2012, e os representantes de oito áreas artístico-culturais: artes visuais; audiovisual; ópera; teatro; música; literatura, patrimônio cultural material e imaterial; e manifestações populares, tradicionais e étnicas da cultura.
CONSEC - Criado pela Lei 17063/12, o Conselho é composto por 36 membros, numa estrutura paritária, com representantes do poder público e da sociedade civil. Entre as atribuições dos conselheiros estão: fiscalizar a execução dos projetos culturais e a aplicação de recursos, emitir pareceres sobre questões técnico-culturais, participar da formulação de políticas públicas do Governo do Estado na área da cultura, incentivar a proteção do patrimônio cultural, valorizar as manifestações culturais locais e regionais, incentivar pesquisas sobre a cultura paranaense, entre outras importantes ações
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »