03/12/2019 às 14h22min - Atualizada em 03/12/2019 às 14h22min

Erika Januza confessa: “Chorei quando o cabeleireiro começou a cortar meu cabelo”

Na pele da tenista Marina na novela das 9, ela diz que encorajou outras meninas a não terem medo de fazer a mesma mudança radical

revistamarieclaire.globo.com – Felipe Carvalho
Erika Januza (Foto: Vinícius Mochizuki)
Erika Januza costuma dizer que sua vida capilar daria quase que uma novela, pois já perdeu as contas de quantos cortes diferentes já teve desde a infância até os dias de hoje. Para viver sua nova personagem na novela Amor de Mãe, ela decidiu romper aquela barreira difícil para uma mulher que é passar a tesoura nas madeixas e deixa-las bem curtinhas. A atriz confessa que as lágrimas rolaram em seu rosto quando viu pelo espelho seus cachos indo embora.
 
“Foi maravilhoso ver este look pela primeira vez, me surpreendi muito! Mas chorei quando o cabeleireiro começou a cortar e, depois de pronto, vi e pensei: ‘meu Deus, por que eu não fiz isso antes?’ Eu estou amando”, comemora.
 
Ela conta que aparecer nas redes sociais e na trama das 9 com o novo visual tem encorajado várias outras meninas que sempre quiseram fazer esta mudança e nunca tiveram coragem. Erika contabiliza que tem recebido cerca de 10 mensagens por dia de outras garotas que tomaram a mesma atitude.
 
“Elas mandam fotos cortando o cabelo. Estou até querendo armar um encontrão com todas elas. Cada uma com os seus motivos para cortar, mas sempre com uma ponta de medo. Algumas que já tinham cortado estavam inseguras por causa da reação das pessoas – ‘por que você fez isso? É cabelo de homem!’ Eu digo que não, é cabelo moderno!”, comenta.
 
Em um mundo ainda dominado pelo machismo, a atriz cota que já ouviu comentários que este corte pixie é masculino: “Já ouvi, juro! ‘Ai, você era bonita antes…’ Mas então eu não era bonita, eu era só um cabelo”, rebate.
 
Ela lembra que era uma menina em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, esperava atingir a adolescência para alisar os cachinhos e, depois de adulta, descobriu sua identidade como uma mulher crespa e parou de esticar os fios quimicamente.
 
“Aí o cabelo vai crescendo diferente. Eu achava que ele era meu escudo, ou seja, para estar bonita, tinha que ter um cabelo jogado aqui ou ali. Até que chegou o momento em que eu me desprendi de tudo isso e entendi que a beleza tem que estar em mim. Sugeri para o Villa [José Luiz Villamarim, diretor artístico da novela] para mudar o meu visual, ele concordou e eu cortei o cabelo”, narra.
 
Agora engana-se quem pensa que o novo visual deixe a atriz mais distante dos cuidados diários. Erika conta que continua tratando dele dia após dia para que cresça com muita força.
 
“É bem mais fácil, mas eu mantenho a mesma rotina de cuidados. Não é só porque está curto que agora eu deixo ao Deus dará, não! Eu hidrato, uso produtos legais para fortalecer, para crescer e ele está crescendo muito! A rotina então é a mesma.”
 

Erika Januza (Foto: Vinícius Mochizuki)

Erika Januza (Foto: Vinícius Mochizuki)


Erika Januza (Foto: Vinícius Mochizuki)
 
Nova personagem
O novo corte tem ajudado na composição de Marina, uma tenista que precisa de praticidade na hora de praticar seu esporte. Erika explica que sua personagem é uma mulher que trabalha muito e usa todo tempo livre que tem para treinar, então não tem muito tempo para cuidar do cabelo, sempre está focada no seu objetivo: o esporte.
 
“Ela quer ser uma tenista profissional. Aí, pra mim, que na vida estou sempre treinando, também facilita muito. Estou achando moderno, estou achando lindo! Tô adorando! Eu estou fazendo aulas já há muito tempo, tem quase um ano já, e me apaixonei pelo esporte! Tenho jogado quase todos os dias. Assisto também, estou vidrada nos campeonatos e fico ligada sempre”, afirma.
 
A paixão pela raquete e pela bolinha verde tem sido tão grande que ela não perde uma partida de sua musa inspiradora, a tenista norte-americana Serena Williams. Ela completa que toda vez que tem um jogo, sai de onde estiver para correr para casa.
 
“Quando o Villa conversou comigo, falou: ‘nossa inspiração é Serena’. Lembro que eu até pensei: ‘ih, cabelo de Serena não é assim, cabelo de Serena é grande’. [risos] Mas tudo bem, vamos na alma dela. Vamos na determinação dela, que também não foi fácil a vida dela até chegar onde ela está hoje, como uma mulher de sucesso.”

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »