03/12/2019 às 11h24min - Atualizada em 03/12/2019 às 11h24min

O verão está chegando! Confira as dicas para empreender e ganhar uma grana extra

- CAMILLA PONTES
O verão começa oficialmente no dia 22 de dezembro, mas o clima já esquentou no Rio de Janeiro e favorece também o setor de negócios. Isso porque as pessoas vão mais para as ruas, ficam mais descontraídas e tendem a consumir mais. Foi o que explicou a coordenadora da Regional Lagos do Sebrae, Ana Claudia Melo:
As pessoas saem de férias, principalmente as famílias que têm crianças, recebem o 13º salário, e mesmo com os impostos, costumam guardar um pouco para dedicar ao lazer. Na estação com mais energia, a pessoa acaba tendo mais disposição para comprar e buscar seu bem-estar. Isso acaba gerando oportunidade para o mercado — disse.
Ana Claudia conta que o segmento de serviços é o que mais costuma lucrar nessa época, principalmente nas áreas de turismo, saúde, beleza e estética. Há uma grande variedade de produtos que podem ser ofertados, dos tradicionais picolés, sorvetes e sacolés caseiros até as ofertas de lanches e refeições leves. Independentemente do negócio, a coordenadora lembra que profissionalismo é essencial:
É preciso cuidar de todos os detalhes, desde a postura até o atendimento ao cliente, independentemente do tamanho do negócio. Orientamos o empreendedor a fazer o plano de negócio, para saber qual é o público a ser atingido e construir seu diferencial aos clientes. Para o verão, é sempre bom planejar uma ação, como uma promoção, para atrair ainda mais público.
A professora de ioga Fernanda Flores, de 28 anos, vai aproveitar a temporada para oferecer suas aulas ao ar livre, em algum parque, como o Aterro do Flamengo. Ela dá aulas há cerca de um ano em espaços fechados em Copacabana, Botafogo, Tijuca e também para turmas de crianças entre 4 e 6 anos. A professora contou que pretende dar as aulas aos sábados e aos domingos, nos primeiros horários da manhã, quando o sol não está tão quente.
Eu tenho esse desejo de manter uma turma ao ar livre desde o início do ano, mas faltava um pouco mais de planejamento, e o clima estava instável. Cheguei a desmarcar aula por conta do mau tempo. E é preciso criar um hábito para as pessoas aderirem à prática, porque nos fins de semana elas não querem acordar tão cedo — disse Fernanda, que vai divulgar as informações sobre as aulas de ioga pelo perfil @floresemmovimento das redes sociais.
Temporada de boas oportunidades
Para Suelen de Souza Marinho, de 33 anos, esta época do ano é boa para aumentar as vendas. A auxiliar administrativo também empreende como vendedora autônoma de roupas e divulga suas coleções pelas redes sociais, no perfil @mslilymodas.
O verão é uma época do ano em que o carioca tem o hábito de sair mais de casa para barzinhos, rodas de samba, praia e todos os atrativos que a cidade oferece. Desta forma, vejo uma boa oportunidade para aumentar minhas vendas de roupas. Realizei uma pesquisa com as tendências para este verão e preparei também uma coleção para o período das festas de fim de ano, porque as mulheres querem ficar bonitas e elegantes, mas com roupas mais leves, por causa do calor.
A vendedora contou que já sentiu o crescimento das vendas:
Percebi que já estou aumentando minhas vendas. Nesta temporada, a tendência são as peças em tons de amarelo, mostarda, telha e branco, feitas em laise (tecido em algodão com desenhos abertos ou areados). As estampas estão em alta nos vestidos e nas saias do tipo mullet, que têm o comprimento desigual. Nas vendas, também saem todos os tipos shorts, blusas e macaquinhos.
Confira as dicas do Sebrae para ganhar dinheiro no verão
Guia turístico - O turismo é uma das atividades mais procuradas no verão, pois muita gente viaja. Logo, esta é a época mais movimentada para os negócios de guia turístico, que pode iniciar suas operações oferecendo passeios na própria cidade e nos municípios vizinhos.
Ecoturismo - Atividades de ecoturismo, como organizar grupos para trilhas, pedaladas e aventuras, também são oportunidades para ganhar dinheiro no verão.
Esportes - Para empreendedores do litoral, este é um bom momento para investir em aulas de surfe, stand up paddle, bodyboard, kitsurfe e vela, até porque a maioria das pessoas prefere aprender essas atividades no verão. Pensando também nos jovens de férias, outras escolinhas esportivas podem gerar bons lucros, tais como as de vôlei de praia, futebol e slackline.
Recreação infantil - O empreendedor pode investir em colônia de férias ou oferecer serviços diários de recreação infantil, em parceria com os condomínios.
Hospedagem para animais de estimação - Como muitas pessoas viajam nas férias e nem sempre podem levar seus bichinhos, serviços de hospedagem para animais de estimação são bem procurados no verão. Além de oferecer hotelzinho, o empreendedor pode trabalhar com a parte de recreação animal para os donos se sentirem confortáveis de deixar seus pets por mais tempo.
Gastronomia - O verão pede comidas leves, sendo uma época boa para negócios de alimentação saudável e até fornecimento de refeições congeladas, para quem não quer perder tempo cozinhando na casa de praia ou de campo. Quem tiver pensando em abrir food truck, o verão pode ser um bom momento para essa estreia, já que há muitos eventos em que esse tipo de restaurante ou lanchonete ambulante pode circular.
Moda praia - Quem não quer aquele biquíni novo para o verão? Vendas de vestuários e acessórios relacionados ao verão — como óculos de sol, chapéus e bijuterias — podem render bem neste período, inclusive em lojas virtuais.
Produção de eventos - É a melhor época do ano para a área de entretenimento. Uma dica é oferecer serviços de organização de shows musicais e exposições culturais para movimentar bares, restaurantes e espaços de lazer.
Comércio sazonal - É preciso aproveitar o período que abrange as festas de carnaval para a venda de artigos relacionados com a época, tais como itens de decoração e fantasias.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »