03/12/2019 às 11h10min - Atualizada em 03/12/2019 às 11h10min

Depressão: saiba quando é o momento para procurar ajuda profissional

- JORNAL EXTRA
A atriz Bruna Marquezine lamentou ter demorado a buscar ajuda para tratar da depressão, a qual foi acometida antes de participar da novela “Deus salve o rei”, que estreou em janeiro de 2018. A jovem de 24 anos lembrou que teve transtorno de imagem e distúrbio alimentar e que estava “muito mal”.
As confissões foram feitas em entrevista à revista Cidade e Jardim. Bruna disse ter buscado ajuda psicológica quando “já estava depressiva” e afirmou que “terapia é o maior investimento que você pode fazer em si mesma”.
Não temos como afirmar qual é o momento ideal para procurar pela ajuda profissional quando se trata de um transtorno de humor, como a depressão. Mas, se que tem algo que está prejudicando o funcionamento da sua vida você deve buscar ajuda. A terapia, de maneira geral, deveria ser realizada independente de transtornos. Até mesmo como uma forma de evitar uma possível crise — afirma Ellen Moraes Senra, psicóloga especialista em terapia cognitivo-comportamental.
A depressão atinge 5,8% da população brasileira, taxa que está acima da média global (4,4%), segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Quanto antes o transtorno for diagnosticado, menores são as chances de agravamento da situação. Uma das áreas mais afetadas, por exemplo, é o desempenho profissional.
Este é um transtorno pode ser incapacitante, sendo necessário se afastar do ambiente de trabalho — Antônio Carlos Seihiti Yamauti, psiquiatra da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.
De acordo com o médico, o tratamento da depressão varia segundo o nível do transtorno: se for leve, terapia é o mais indicado, associada a mudanças no estilo de vida (como início de atividades físicas, melhora no sono e na alimentação); nos casos moderados é preciso incluir a medicação ao tratamento; nos episódios graves, quando há elaboração ou tentativa de suicídio, uma internação pode ser indicada.
Sintomas
Mudanças de comportamento: a pessoa muda completamente de comportamento, ou seja, deixa de fazer atividades que antes eram comuns, como sair com amigos e passa a permanecer em casa o tempo todo. Ela perde o prazer de fazer o que sempre gostou de fazer
Isolamento: normalmente, pessoas com depressão passam mais tempo sozinhas, isoladas dentro do quarto, conectadas à internet sem se relacionar com ninguém na vida real
Oscilação de humor: a mudança de humor é uma das características de quem tem depressão. A pessoa pode estar aparentemente feliz durante um tempo e depois apresentar sinais repentinos de tristeza
Alteração de apetite: nos casos de depressão, é corriqueiro que as pessoas sofram alguma alteração em seu apetite, que pode ser não se alimentar ou comer em excesso
Falta de vontade de viver: é comum que as pessoas deixem de realizar atividades rotineiras como tomar banho, estudar ou trabalhar: caso a pessoa tenha falas que expressem a vontade de morrer, ela deve ser encaminhada a um centro médico com urgência
Prejuízo causado: é preciso avaliar o quanto as mudanças de comportamento afetam a qualidade de vida da pessoa: quando o prejuízo for grande, o tratamento é urgente.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »