29/11/2019 às 13h02min - Atualizada em 29/11/2019 às 13h02min

Audiência discute diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas

Da Redação - ND
Agência Câmara Notícias
Dênio Simões

As comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; e de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados discutem na próxima quarta-feira (4) formas de combater as doenças das válvulas cardíacas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. "Elas são responsáveis pelo dobro de mortes que todos os tipos de câncer, três vezes mais que todas as causas externas [acidentes e violência], três vezes mais que as doenças respiratórias e seis vezes mais que todas as infecções", compara o deputado Alexandre Padilha (PT-SP), que solicitou o debate.

Apesar do cenário alarmante, Padilha ressalta que o caminho para solução desse problema pode ser simples. "Uma consulta em que seja feito exame de ausculta no coração pode ajudar a identificar problemas no funcionamento das válvulas cardíacas", explica o parlamentar, que é médico e foi ministro da Saúde no governo Dilma.

Debatedores
Segundo o Ministério da Saúde, mais de 300 mil pessoas morreram no Brasil, em 2017, vítimas de doenças cardiovasculares (infarto, hipertensão, AVC e outras). São 829 mortes por dia, 34 por hora.

Foram convidados para analisar essas estatísticas, entre outros:
- o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde, Denizar Vianna;
- o presidente do Conselho Federal de Medicina, Júlio Cesar Vieira Braga;
- a presidente da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, Viviane de Mello Guzzo Lemke.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »