29/11/2019 às 10h48min - Atualizada em 29/11/2019 às 10h48min

Black Friday: veja os itens mais procurados e a variação de até 150% nos preços entre lojas

- POLLYANNA BRÊTAS
A espera acabou, e a Black Friday começou com a promessa de promoções agressivas e viradão de preços baixos. Não por acaso, a data acompanha a liberação da primeira parcela do 13º dos trabalhadores da iniciativa privada, que acontece nesta sexta-feira (dia 29). Uma pesquisa da plataforma Zoom mostra que a variação de preços nas lojas virtuais chegou a 150%, na véspera da megaliquidação. Entre os produtos mais procurados pelos consumidores, estão aparelhos de ar-condicionado, smarthphones, óculos e até pneus.
Os descontos nas lojas e na internet vão desde restaurantes, e-commerces e mercados até passagens aéreas, agências de viagens e hotéis, passando por cosméticos e serviços de beleza. Além disso, há ofertas inusitadas que vão de motéis e metrô até produtos de instituições financeiras.
Para aproveitar a temporada de ofertas, é importante observar o momento certo de ficar on-line e escapar da lentidão dos sites. Também vale a pena elencar os produtos favoritos para receber a atualização de preços em tempo real.
Para os caçadores de cupons e cashback, o cadastro antecipado ajuda a aproveitar as melhores oportunidades. Alguns cartões de crédito também oferecem o benefício de acúmulo de pontos a cada fatura paga, convertendo cada dólar gasto em um ou mais pontos. Esse bônus pode ser trocado por produtos ou convertido em milhas, por meio da transferência para programas de fidelidade de companhias aéreas, como Tudo Azul, da Azul; Smiles, da Gol; e Latam Pass, da Latam.
Quase metade dos consumidores (44%) pretende comprar em um novo smartphone na Black Friday deste ano, segundo uma pesquisa realizada pela plataforma de comparação de preços Zoom. O levantamento ouviu 7.038 pessoas. Além disso, o estudo mostrou que os aparelhos de entrada e intermediários, ou seja, de menor custo, serão os mais buscados na data, já que 45% dos entrevistados pretendem gastar até mil reais no celular, e 34%, entre R$ 1 mil e R$ 2 mil.
Uma pesquisa do site BlackFriday.com.br, que reúne as ofertas do período, revela que celulares/smartphones são os produtos mais buscados na temporada. Eles fazem parte da intenção de compra de 36,5% dos 1.297 consumidores entrevistados. Em seguida, vêm os eletrodomésticos (36,3%) e as TV/vídeos (29,3%).
Já a plataforma Promobit, de cupons e promoções, as categorias que mais aparecem em oferta são perfume/beleza, vestuário e games. Os maiores descontos com 77% estão na categoria de livros. Os celulares aparecem com uma média de 20% de abatimento.
Maquiagem de preços
Nesta sexta-feira, a equipe de fiscalização do Procon-RJ vai às lojas selecionadas para verificar se está havendo, de fato, a aplicação de descontos em produtos. Além disso, a fiscalização pretende inibir possíveis práticas irregulares.
Outra estratégia para evitar comprar um produto pela "metade do dobro" e para não ser vítima da chamada “maquiagem de preços” — correção do valor para que depois seja concedido um falso abatimento — é monitorar os valores com a ajuda de sites comparadores. Uma pesquisa feita pelo EXTRA, com base em dados do comparador Zoom, mostra que alguns produtos já subiram até 42,72%.
Em alguns sites, é possível consultar o histórico de preços de seis meses ou até um ano — disse Ione Amorim, economia do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).
Direito de arrependimento
Nas compras feitas pela internet, o consumidor tem garantido o direito de arrependimento:
O consumidor tem o direito de desistir, em até sete dias, de toda e qualquer compra realizada fora do estabelecimento físico do fornecedor. Esse é o caso das compras on-line. Caso o consumidor não receba os produtos adquiridos dentro do prazo indicado no ato da compra, ele deverá entrar em contato com o SAC da empresa para solicitar a entrega imediata ou, caso não tenha mais interesse no produto, informar que desistiu da compra e solicitar o reembolso das parcelas eventualmente pagas — explicou a advogada Glaucia Coelho, sócia do escritório Machado Meyer.
Camille Missick Guimarães, professora do Centro de Ciências Jurídicas da Estácio e especialista em Direito do Consumidor, observa que os clientes podem enfrentar problemas de lentidão nos sites, dependendo do horário que elegeram para finalizar as compras:
Os descontos costumam aparecer aos montes já nos primeiros minutos da sexta-feira, mas seguem pelas 24 horas seguintes. Então, para não ter problemas com a lentidão dos sites ou para finalizar a compra, preste atenção aos horários que devem ser evitados: virada de quinta para sexta-feira, início da manhã (entre 8h e 10h), horário do almoço e depois das 18h desta sexta-feira — apontou Camille Missick.
 
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