28/11/2019 às 09h23min - Atualizada em 28/11/2019 às 09h23min

Comerciantes são capacitados para receber turistas na temporada

Ação realizada pela Paraná Turismo abrange os sete municípios da região e orienta comerciantes, ambulantes e empresários para o período de intenso movimento e fluxo de visitantes

- AEN
O Governo do Estado capacita os comerciantes, ambulantes e empresários do Litoral para o período de intenso movimento e fluxo de turistas na temporada, a partir dos próximos dias. A ação é realizada pela Paraná Turismo.
Nesta semana, equipe técnica especializada da Paraná Turismo, com apoio da Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur Litoral), realiza uma série de palestras de capacitação nas sete cidades da região. Além de orientação sobre como receber os turistas, os participantes também recebem informações sobre o desenvolvimento do turismo sustentável com responsabilidade.
DISTINTOS - O assessor técnico da Paraná Turismo, André Poletti, afirma que neste período é fundamental que os comerciantes, empresários de uma forma geral estejam capacitados para o atendimento receber aos turistas. “Temos situações distintas nas sete cidades do Litoral. Enquanto Antonina, Morretes, Paranaguá e Guaraqueçaba têm um turismo histórico-cultural, Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba recebem o turismo de veraneio, com fluxo elevadíssimo de pessoas. É importante que os empreendedores locais estejam capacitados e orientados para melhor desenvolver seu negócio, com hospitalidade e respeito ao visitante”, disse André.
TEMAS - São cursos livres de 4 horas com temas como atendimento ao turista, hospitalidade, turismo acessível e inclusão. O presidente da Adetur Litoral, Nelson Cotovicz Filho, ressaltou a importância da iniciativa. “Esta parceria com o Governo do Estado, por meio da Paraná Turismo, é importante para o comerciante, para o ambulante local, neste período intenso de turistas no Litoral. A qualificação vem em um momento fundamental para que o turista seja recebido da melhor forma em nossas cidades litorâneas”, disse.
CERTIFICAÇÃO - Todos os participantes receberão certificação pela participação. Moradora de Matinhos, a funcionária pública aposentada, Ione Aparecida Alves, participou do seminário com interesse em novas oportunidades. “Trabalhei como educadora por mais de dois anos na Ilha do Mel e mesmo sendo antenada em relação ao turismo sustentável na região, é sempre importante obter mais informações e qualificação”, disse ela.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »