27/11/2019 às 11h45min - Atualizada em 27/11/2019 às 11h45min

Carteira de Trabalho digitalizada já está à disposição dos trabalhadores

David Batista - Agência Criativa
Divulgação
O Ministério do Trabalho vem buscando modernizar os processos trabalhistas e facilitar a vida do trabalhador e do empreendedor brasileiro, que começou com a implementação da Carteira de Trabalho Digital que já está disponibilizada para os trabalhadores. Produzida em poucos minutos, a ‘nova’ Carteira de Trabalho promete ainda cruzar dados trabalhistas e previdenciários para trazer mais segurança ao cidadão.
 Segundo o chefe do Setor de Identificação, Junta do Serviço Militar e emissão da Carteira de Trabalho Carlos Rezende Coutinho de Siqueira Campos, a funcionalidade da carteira de trabalho continuará sendo a mesma; ela apenas será uma versão digitalizada do documento. A grande diferença é que o governo poderá cruzar os dados trabalhistas com informações referentes às outras instituições importantes para os trabalhadores, ressaltou Rezende.
O novo documento vai facilitar a solicitação de direitos e a validação dos benefícios — por exemplo, fica mais fácil para o INSS conferir se você tem numeração ativa no PIS ou qual foi o seu último vínculo empregatício. Assim, a informatização da carteira garante mais agilidade aos processos de solicitação de determinados direitos por parte do trabalhador, e da verificação de regularidade por parte do poder público. “os dados trabalhistas do cidadão, ficarão arquivados para sempre e o empregado não vai mais perder os registros. Para buscar um novo emprego, por exemplo, é só apresentar o CPF”, informou.
Alisson Aparecido Vieira de 23 anos, casado, afirmou que o novo sistema digitalizado vai dar mais agilidade nas consultas trabalhistas, além da despreocupação com a perda da Carteira de Trabalho física.
 No mesmo departamento funciona ainda o Setor de Identificação da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná para emissão da Carteira de Identidade (RG) e Junta do Serviço Militar para alistamento de jovens que completam 18 anos entre janeiro e junho do ano em questão.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »