27/11/2019 às 10h54min - Atualizada em 27/11/2019 às 10h54min

Novo Chevrolet Ônix Hatch gabarita teste de colisão do Latin Ncap

Mitsubishi L200 também foi testada e zerou na avaliação de proteção para adultos; picape recebeu apenas duas estrelas para crianças

- ANDRÉ SCHAUN
O Latin NCAP divulgou nesta terça-feira (26) os números da nona rodada de testes de colisão em 2019. O novo Chevrolet Ônix hatch recebeu nota máxima de cinco estrelas, tanto na proteção de adultos, quanto de crianças.
O hatch produzido no Brasil vem equipado com seis airbags – dois dianteiros obrigatórios, dois laterais de corpo e dois de cortinas. De acordo com o instituto, o modelo teve bom desempenho em impacto frontal, lateral e lateral de poste para ocupantes adultos e crianças.
Vale lembrar que em 2017 a geração anterior do Ônix recebeu nota zero para a proteção de adulto. De acordo com o órgão, “foram observadas estruturas perigosas na zona do painel que poderiam impactar contra o joelho do motorista e do acompanhante”. No ano passado o mesmo modelo recebeu três estrelas.
“Um excelente resultado para o New Ônix hatch. Todos os fabricantes de carros devem seguir o exemplo da Chevrolet de proporcionar cinco estrelas em carros populares. Ao mesmo tempo, o ruim resultado da L200 de um fabricante de automóveis japonês líder como a Mitsubishi é uma grande decepção", afirma Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP.
Há dois meses o novo Ônix Plus, antigo Prisma, também recebeu nota máxima para adultos e crianças. Mas no início deste mês o sedã foi convocado para um mega recall de 19.050 unidades por conta de um problema na calibração do módulo de controle do motor, que podia gerar um incêndio. Foram registrados dois casos antes do recall.
Já o desempenho da Mitsubishi L200 foi preocupante. A picape zerou na avaliação para proteção de adultos e recebeu apenas duas estrelas na segurança infantil.
O modelo é vendido em mercados da América do Sul, como o Chile, está disponível no mercado sem airbags, sem sistema de aviso de uso de cinto de segurança e sem controle eletrônico de estabilidade. O Latin NCAP definiu como inaceitável comercializar um carro sem esses equipamentos de segurança.
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