27/11/2019 às 10h31min - Atualizada em 27/11/2019 às 10h31min

McLaren GT chega ao Brasil pelo preço de R$ 2,4 milhões, R$ 350 mil a menos do que a Ferrari 488 GTB

Diferença de preço sobra para comprar um Porsche Cayman básico

- THIAGO TANJI
Um carro esportivo capaz de percorrer longas distâncias com conforto, mas sem perder a experiência de dirigir um McLaren. Com essa premissa, o McLaren GT foi anunciado oficialmente no Brasil em evento que ocorreu nesta terça-feira (26), na cidade de São Paulo.
Além da presença dos executivos da montadora britânica, o argentino Esteban Palazzo, projetista-chefe da McLaren Automotive e que foi o designer responsável pela concepção do carro, apresentou pessoalmente o novo modelo.
"Desenvolvemos um design mais clássico, elegante e limpo", afirmou Palazzo, que destacou o cuidado com o conforto interno e a capacidade de armazenamento de 570 litros em seus bagageiros frontal e traseiro — tudo isso com o objetivo de conquistar um novo (e restrito) público de clientes para a marca britânica.
Bruno Bonifácio, gerente geral da McLaren São Paulo, confirmou que os clientes interessados em adquirir o esportivo de dois lugares já podem entrar em contato com os representantes da marca no Brasil.
Para os próximos meses, quatro unidades do McLaren GT desembarcarão na loja oficial da empresa, que fica em São Paulo e foi inaugurada em 2018. De acordo com o executivo, os modelos que chegarão ao país contam com diferentes opcionais e serão vendidos na faixa dos R$ 2,4 milhões.
Durante o evento, a equipe da McLaren apresentou uma versão do carro na cor "cobre burnished" (ou cobre polido, no bom português). As demais unidades que chegarão ao mercado nacional, entretanto, estarão disponíveis em outras cores.
Clientes que desejam uma personalização de seu esportivo podem contatar a empresa e realizar diferentes configurações, alterando cores, rodas, acabamentos de rodas e outros acessórios.
Mas é hora de falar do que importa para os fãs de velocidade e desempenho: como o McLaren GT foi desenvolvido com uma estrutura central de fibra de carbono, seu peso é de apenas 1.530 kg.
Leveza que se soma a um motor V8 4.0 bi turbo longitudinal de 620 cv e 64,2 kgfm de torque — a transmissão é automática, de sete marchas. De acordo com a empresa, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 3,2 segundos e a de 0 a 200 km/h, em 9 segundos. O modelo atinge até 326 km/h.
O nível de desempenho é semelhante ao da Ferrari 488 GTB, cujo V8 3.9 turbinado gera 670 cv e a leva de zero a 100 km/h em 3 segundos e à velocidade máxima de 330 km/h.
Está certo que a McLaren 720S talvez seja o melhor carro para concorrer com o modelo italiano, mas achamos que alguns compradores do supercarro britânico vão pensar nessa comparação antes de fazer a sua escolha.
Vale lembrar que a Ferrari parte de R$ 2,75 milhões, R$ 350 mil a mais. Por R$ 330 mil, dá para levar um Porsche Cayman básico para casa.
Durante o lançamento para o mercado europeu, em maio, o McLaren GT foi apresentado como um carro capaz de percorrer distâncias "continentais" por conta de sua autonomia de 666 quilômetros — em termos brasileiros, uma distância que não consegue dar conta de uma viagem entre São Paulo e Florianópolis, por exemplo. De qualquer modo, a McLaren apostou em um consumo mais eficiente de gasolina: 6,8 km/l para a cidade e 11,4 km/l para a estrada.
O esportivo tem 4,68 metros de comprimento, 1,21 m de altura, 2,09 m de largura e 2,67 m de entre eixos. O GT utiliza pneus Pirelli PZero 225/35, com rodas de 20 polegadas na dianteira. Já no eixo traseiro os pneus são de medida 295/30 com rodas aro 21. São medidas de supercarro. A diferença é o conforto em relação aos rivais.
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