26/11/2019 às 15h21min - Atualizada em 26/11/2019 às 15h21min

Economize fazendo seus próprios produtos de limpeza em casa

descomplique.blogosfera.uol.com.br - Júlia Mendonça
UOL
Lembra da sua infância, quando visitava sua avó nos finais de semana e via uma porção de potes e embalagens sem rótulos? Você não entendia o que eram aquelas coisas, mas sabia que não podia chegar perto, pois não era coisa de criança.
 
O que você talvez não saiba é que aquilo não era veneno, mas sim produtos de limpeza e em sua maioria, caseiros. Sim, produtos feitos em casa e que limpavam tão bem quanto os que compramos hoje, e o melhor: custando uma fração do que custam nos supermercados.
 
Pesquisei na internet as receitas mais famosas para fabricação desses produtos e trouxe aqui para o Descomplique, para você economizar. Vale a pena tentar essas receitas na sua casa e comprovar a qualidade delas.
 
Limpador Multiuso
 
– 1 colher (chá) de detergente de louças
– 2 xícaras de água
– 10 gotas do seu óleo essencial favorito
 
Coloque essa mistura num frasco de spray e agite bastante. Enquanto o detergente auxilia a remover a sujeira e gordura da superfície, o óleo essencial deixa um cheirinho agradável no ambiente.
 
Amaciante de roupas
 
– 1 vidro de vinagre branco
– 50 gotas do óleo essencial de sua preferência
 
Misture o óleo essencial ao vidro de vinagre. Escolha aromas suaves como lavanda. Use esse amaciante normalmente, no lugar do produto comercial com a mesma função.
 
Desinfetante de cozinha
 
– ½ xícara de água
– ½ xícara de álcool
– 15 gotas de óleo essencial de pinho
 
Junte todos os ingredientes num frasco de spray e borrife normalmente no local de limpeza. Para esse desinfetante não existe a necessidade de enxaguar ou secar após o uso. Para locais como tomadas e interruptores de luz, coloque a solução num pano ao invés de borrifar diretamente. Essas receitas foram retiradas do site "tudo por email".
 
Detergente para lavar louça
 
– 6 xícaras de água
– 1 e 1/2 xícara de vinagre branco
– 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio
– 1 xícara de sabonete de glicerina ralado
– suco de 1 limão
– um pouco de sal grosso
 
Coloque o vinagre e a água numa panela e leve ao fogo médio. Quando começar a ferver, mude para o fogo mínimo. Coloque os ingredientes um por um, nesta sequência: sal, suco de limão, sabonete e bicarbonato. Continue sempre mexendo. Vai resultar numa mistura homogênea e esbranquiçada. Essa receita foi retirada do site "tudo gostoso".
 
Desinfetante para banheiro
 
– 1 litro de álcool (de preferência 70º)
– 4 litros de água
– 1 sabão caseiro
– folhas de eucalipto
 
Deixe por dois dias as folhas de eucalipto de molho. Após isso, ferva 1 litro de água com o sabão ralado até que se dissolva. Basta engarrafar o líquido. Essa receita foi retirada do site "esmaltec".

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »