17/08/2017 às 11h31min - Atualizada em 17/08/2017 às 11h31min

Governo abre especialização em gestão hospitalar

Objetivo é qualificar gestores dos hospitais que participam do Hospsus e também equipes estaduais para que possam contribuir com o trabalho na área hospitalar no Paraná. Inscrições seguem até 12 de setembro. Confira o edital

AEN Paraná

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Curso de Especialização em Gestão Hospitalar. São 110 vagas destinadas a diretores, gerentes, chefias e coordenadores setorais de hospitais que participam do Programa de Apoio e Qualificação de Hospitais Públicos e Filantrópicos do SUS Paraná, o Hospsus. Também podem participar profissionais da Secretaria de Estado da Saúde, Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (Funeas) e Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa).

“Nosso objetivo é qualificar gestores dos hospitais que participam do Hospsus e também equipes estaduais para que possam contribuir com o trabalho na área hospitalar em nosso Estado. Também queremos manter as práticas alinhadas com as diretrizes do SUS e as Redes de Atenção à Saúde no Paraná”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto.

Promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), o curso tem programação relacionada com objetivos, diretrizes e metas do Plano Estadual de Saúde. “Por ter uma metodologia baseada na realidade, o aluno poderá identificar as ações necessárias para contribuir com melhorias no cenário atual do SUS paranaense”, comenta a diretora da ESPP, Ana Fonseca.

ESPECIALIZAÇÃO – O curso é presencial com aulas quinzenais na ESPP, em Curitiba, e na Universidade Estadual de Maringá. Atividades como aulas, seminários, painéis, estudos de caso e exercícios serão realizadas às sextas-feiras, no período da tarde e noite, e aos sábados pela manhã e à tarde, totalizando oito horas por dia. A especialização tem duração de 12 meses com carga total de 360 horas.

A estrutura curricular é divida em quatro módulos: Mais Saúde, com temas como o trabalho em rede com outros níveis de atenção e perfil epidemiológico da população; Melhor Cuidado, que fala sobra segurança do paciente, cuidado farmacêutico, novas tecnologias; Maior Eficiência, que aborda gestão de pessoas, custos e planejamento estratégico; Projeto Aplicativo, com metodologia para a elaboração do trabalho de conclusão.

INSCRIÇÕES – As inscrições para o processo seletivo vão até 12 de setembro. A seleção incluirá análise documental e curricular, indicação do gestor e descritivo do candidato. Mais informações sobre documentação estão disponíveis em edital (http://www.escoladesaude.pr.gov.br/arquivos/File/EDITAL_07_HOSPSUS_ALUNOS.pdf). A divulgação dos resultados está programada para 20 de setembro e a aula inaugural deve ocorrer em 5 de outubro.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »