25/11/2019 às 16h12min - Atualizada em 25/11/2019 às 16h12min

Homem com rim gigante de 7,4 kg passa por cirurgia na Índia

noticias.uol.com.br – AFP
Médico disse que o rim tirado do homem tem quase 45 cm de comprimento, cerca de quatro vezes do que é considerado normal - Imagem: Handout / Sir Ganga Ram Hospital / AFP
Cirurgiões indianos retiraram um rim com o mesmo peso de uma bola de boliche de um homem com uma condição genética que apresentava risco de vida, afirmou um cirurgião nesta segunda-feira.
 
O rim de 7,4 kg é um dos maiores já removidos em uma operação.
 
"Era um caroço enorme que ocupava metade do abdômen. Sabíamos que era um rim grande, mas nunca pensamos que seria tão pesado", disse à AFP Sachin Kathuria, membro da equipe cirúrgica.
 
O paciente de 56 anos, que sofria de doença renal policística autossômica dominante, passou por uma operação de duas horas no hospital Sir Ganga Ram, em Nova Délhi, no mês passado.
 
Um rim normal pesa cerca de 120 a 150 gramas (quatro a cinco onças) e possui 12 centímetros (quatro polegadas) de comprimento.
 
Kathuria disse que o rim tirado do homem tem quase 45 centímetros (18 polegadas) de comprimento.
 
O Livro Guinness de Recordes Mundiais afirmou que o maior rim removido de um ser humano foi de 4,25 kg em uma operação em Dubai, em 2017.
 
Médicos do hospital de Nova Délhi disseram, no entanto, que encontraram relatos médicos de um rim pesando nove quilos sendo tirado de um paciente.
 
A doença que o homem não identificado estava sofrendo causa cistos cheios de fluidos que começam a crescer nos rins. Os médicos pediram a operação quando detectaram sangramento interno e propagação de infecções.
 
Kathuria afirmou que o homem está agora em boas condições e em diálise aguardando um transplante de rim.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »