21/11/2019 às 12h38min - Atualizada em 21/11/2019 às 12h38min

Comissão aprova tratamento por eletroestimulação para pacientes do SUS

Relatora prevê impacto positivo na saúde pública, uma vez que diversos pacientes serão beneficiados por essa terapia

Janary Júnior
Agência Câmara Notícias
Cleia Viana

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou proposta que incorpora ao Sistema Único de Saúde (SUS) o tratamento fisioterapêutico por eletroestimulação aos pacientes com diagnóstico de incontinência urinária ou fecal.

O texto aprovado é o substitutivo da deputada Dra. Soraya Manato (PSL-ES) ao Projeto de Lei 1861/19, da deputada Aline Sleutjes (PSL-PR).

A proposta original prevê tratamento fisioterápico por eletroestimulação aos pacientes com mielomeningocele (MMC), uma doença que, entre outros sintomas, provoca descontrole urinário e fecal. A relatora optou por apresentar um texto genérico, oferecendo a eletroestimulação para todas os pacientes com incontinência, o que abarca os acometidos por MMC.

“Com a aprovação deste projeto, certamente haverá impacto positivo na saúde pública, uma vez que diversos pacientes serão beneficiados por essa terapia, que tem se mostrado bem-sucedida na melhora dos sintomas a ela associados”, disse Manato.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »