16/11/2019 às 18h45min - Atualizada em 16/11/2019 às 18h45min

Óleo é encontrado em praia de Vitória, e Marinha analisa material

Fragmento de óleo foi encontrado em praia de Vitória, no Espírito Santo

- JORNAL EXTRAJOR
Fragmentos de óleo foram encontrados na praia de Camburi, em Vitória, capital do Espírito Santo. O material foi recolhido e encaminhado para Marinha analisar se é o mesmo que tem chegado desde 30 de agosto na orla do Nordeste.
A mancha chegou ao Sudeste no último dia 9. Caso se confirme, este será o ponto mais ao Sul afetado pelo derramamento de óleo ainda sob investigação. Até agora, 13 praias do Espírito Santo já foram atingidas.
Ainda não dá para confirmar se é o mesmo óleo, mas tem a consistência e o cheiro do material. Ele foi encaminhado para análise. A gente encontrou o fragmento no final da praia de Camburi — contou Fabio Medeiros, do projeto Pegada, num vídeo registrado ao localizar o fragmento de óleo.
O governo do Rio de Janeiro criou um comitê para se preparar a uma eventual contaminação da orla. Ainda não se sabe se de fato o óleo continuará descendo.
A Marinha ainda informou que, na última sexta-feira, as ações de monitoramento em praias dos municípios de Aracruz e Serra foram reforçadas por conta do deslocamento dos fragmentos em direção ao Sul do Espírito Santo.
As manchas de petróleo em praias do Nordeste começaram a aparecer na Paraíba. A substância é a mesma em todos os locais: petróleo cru. O fenômeno tem afetado a vida de animais marinhos e causado impactos nas cidades litorâneas.
O Espírito Santo é o 10º estado brasileiro a ser atingido pelo óleo. Já foram afetados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »