14/11/2019 às 09h28min - Atualizada em 14/11/2019 às 09h28min

Startup da área da saúde é a nova incubada do Tecpar

Empresa de Curitiba, fundada no início deste ano, receberá apoio no desenvolvimento do processo de fabricação de um monitor portátil, inédito no país, que será usado para monitorar o bloqueio neuromuscular de um paciente que for anestesiado

- AEN
Uma startup curitibana da área da saúde é a mais nova incubada do Instituto Tecnológico do Paraná (Tecpar). Trata-se da IJP, empresa fundada no início deste ano, que atua na fabricação, importação e distribuição de dispositivos médicos.
A Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec) apoiará a empresa no desenvolvimento do processo de fabricação de um monitor portátil, inédito no país, chamado de TOF-cuff. O dispositivo será usado para monitorar o bloqueio neuromuscular de um paciente que for anestesiado, para que o médico tenha mais segurança durante uma cirurgia.
O dispositivo já existe na Espanha e agora, por meio de uma parceria com uma companhia daquele país, a IJP recebeu a transferência de tecnologia para adaptar o dispositivo ao paciente brasileiro e comercializar no mercado nacional.
APOIO - Segundo o sócio-administrador da empresa, Jaques Francois Depocas, ao receber a indicação de que o Tecpar teria condições técnicas e experiência para ajudar neste processo, a empresa se interessou pelo acompanhamento da incubadora tecnológica.
“Com o Tecpar temos o apoio necessário para vencer todas as etapas até que este produto esteja no mercado. Recebemos desde a orientação administrativa e jurídica, até o acompanhamento durante o processo de autorização junto à Anvisa e ao Inmetro”, afirma o empresário.
REFERÊNCIA - O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, ressalta que a Intec, com seus 30 anos de experiência, já se consolidou como uma referência no apoio ao setor produtivo do Estado, reunido todas as competências para fomentar o crescimento de negócios inovadores.
“A inovação é essencial para impulsionar o progresso econômico e a geração de empregos. Por isso, o Tecpar trabalha para impulsionar ideias inovadoras, apoiando startups e empreendedores que têm uma boa ideia e precisam transformá-la em bons negócios”, afirma Jorge Callado.
FUNCIONAMENTO - O TOF-cuff monitora a transmissão neuromuscular do paciente enquanto ele está anestesiado, fazendo a avaliação em tempo real de maneira precisa. Hoje, é o anestesiologista quem acompanha o paciente realizando estímulos para conferir se ele continua com os reflexos bloqueados.
No caso do paciente que precisa ser entubado e tem suas funções motoras paralisadas por conta da anestesia, o próprio TOF-cuff indica quando o paciente pode ser extubado (retirada da entubação), garantindo assim a sua segurança. O equipamento também pode acompanhar o paciente enquanto ele está se recuperando e retornando da anestesia.
O TOF-cuff é portátil e pode acompanhar o médico em diferentes centros cirúrgicos, diferente dos equipamentos utilizados atualmente, que são fixos. O uso do dispositivo também garante economia ao hospital, já que o anestesiologista pode aplicar apenas a quantia necessária de medicamento para bloquear os reflexos durante uma cirurgia.
INTEC – A IJP foi selecionada no mais recente edital lançado pela Intec, para seleção de novas incubadas. Neste momento, a empresa adotará o processo de incubação na modalidade residente — quando a empresa tem sua sede fixada nas dependências da incubadora.
OPORTUNIDADE – A Intec está com edital aberto para empresas interessadas em receber apoio tecnológico da incubadora para aprimorar seus produtos e serviços. A oportunidade também é aberta a empreendedores que querem tirar suas ideias do papel e transformá-las em bons negócios. Há vagas para os campus localizados na Grande Curitiba e no Norte Pioneiro.
Para participar do processo seletivo o empreendedor deve submeter seu Plano de Negócios à avaliação de uma banca julgadora. O edital completo está disponível no site intec.tecpar.br/web.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »