13/11/2019 às 08h33min - Atualizada em 13/11/2019 às 08h33min

Saúde do Paraná se mobiliza para ampliar cobertura vacinal

Seminário em Curitiba reúne mais de 1.200 profissionais das áreas de Vigilância e Atenção Primária e busca um alinhamento para replicar informações sobre vacinas. Atualização do calendário, responsabilidades técnicas e éticas da vacinação são pautas do encontro

- AEN
Mais de 1.200 profissionais, de todos os municípios do Paraná, estão em Curitiba participando do 1º. Seminário Estadual sobre Imunização, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná. O evento mobiliza a área da saúde com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal no Estado.
O seminário, que começou nesta terça-feira (12) e segue até quinta (14), é inédito por reunir as equipes profissionais que atuam em vigilância e na Atenção Primária. Essas duas áreas são linhas de frente, com atuação direta no acolhimento do usuário nos serviços públicos de saúde.
O evento tem apoio do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde. “Historicamente o Paraná é bem colocado nas coberturas vacinais, mas estamos abaixo da meta que o Ministério da Saúde coloca para os estados. Por isso esta grande mobilização a favor da vacina, da saúde e da vida.” disse o secretário da Saúde, Beto Preto.
“Nosso objetivo é que cada profissional presente aqui seja um agente da conscientização sobre a importância da vacina. São profissionais que fazem o contato olho no olho com o usuário e podem gerar e replicar informações seguras e atualizadas sobre cada uma das vacinas disponíveis na rede pública”, afirmou o secretário.
TEMAS - Temas relacionados ao PNI, atualização do calendário, responsabilidades técnicas e éticas da vacinação e possíveis eventos adversos pós vacina serão abordados por especialistas durante o Seminário.
“Além de aumentarmos a cobertura vacinal com o apoio dos servidores, a meta do Governo Estadual com esta atividade é criar uma rede de educação permanente, com uma base de informações e conhecimento para as equipes que atuam nas salas de vacinas”, afirma a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde, Maria Goretti David Lopes.
COBERTURA - A cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde é de 95%. Geralmente são consideradas para este cálculo apenas as doses aplicadas em crianças de até 1 ano de idade, de acordo com o Calendário Nacional de Imunização.
“O Paraná busca a homogeneidade da cobertura nas oito vacinas direcionadas para esta faixa etária que são a BCG, Febre Amarela, Meningocócia, Pentavalente, Pneumocócica, Poliomielite, Rotavírus e Tríplice Viral. Com a sensibilização das equipes profissionais iniciada hoje pretendemos chegar a este índice, conquistando níveis de excelência”, informou a chefe da Divisão do Programa de Imunização do Paraná, Vera Rita da Maia.
PREOCUPAÇÃO – Outra grande preocupação da Secretaria da Saúde apresentada pelo secretário Beto Preto é com as falsas notícias sobre as vacinas que circulam nas redes sociais. “Estas notícias, chamadas de fakenews causam desinformação, ou seja, levam inverdades e argumentos sem nenhuma base científica”, disse ele.
Segundo ele, o maior exemplo da falta de informação é com o retorno do sarampo. “A doença voltou por falta de cobertura vacinal. Outras doenças poderão reemergir caso a cobertura não aumente. O Paraná está atento a isso e este é um dos motivos do Seminário; vamos levar a informação correta sensibilizando os profissionais e a população”, complementou.
PROGRAMA – O Seminário Estadual sobre Imunização segue amanhã (13) com a participação de técnicos do Ministério da Saúde que falarão sobre calendário de vacinação, eventos adversos pós-vacinação e sistema de informações sobre indicadores da cobertura vacinal no país. Na quinta-feira (14), além de mesas redondas sobre boas práticas em imunização, o evento apresentará experiências exitosas na área.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »