13/11/2019 às 08h31min - Atualizada em 13/11/2019 às 08h31min

Delegacia da Mulher de Pato Branco ganha nova sede

Divisão especializada da Polícia Civil passa a funcionar no antigo prédio do Fórum de Pato Branco. Espaço será responsável também pelos municípios de Vitorino, Bom Sucesso do Sul e Itapejara

- AEN
Pato Branco, no Sudoeste do Estado, ganhou uma nova sede da Delegacia da Mulher. O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou nesta terça-feira (12) o prédio em que a divisão especializada da Polícia Civil passa a funcionar. O espaço de 380 metros quadrados era utilizado pelo Fórum da cidade e foi repassado para a Secretaria de Estado da Segurança Pública.
O local estava abandonado e foi reformado por meio de um projeto do Rotary Club de Pato Branco, com recursos da comunidade. O custo da reforma foi estimado em R$ 60 mil, além de outros R$ 57 mil para a readequação do auditório anexo. “É o Paraná fazendo sua parte para a proteção da mulher, prestando atendimento especializado e de qualidade”, afirmou o governador. A inauguração fez parte do pacote de ações do governo em Pato Branco durante a instalação da sede o Executivo Estadual na cidade.
Ratinho Junior lembrou que o Governo do Estado trabalha para ampliar o número de delegacias especializadas no combate à violência contra a mulher. Ele citou as recentes inaugurações nas cidades de Londrina e Arapongas, no Norte do Paraná. “A mulher se sente mais confortável em ser atendida por uma outra mulher, em fazer uma denúncia para outra mulher”, ressaltou.
MULTIDISCIPLINAR - A nova delegacia dispõe de um amplo espaço. Passou a contar com cartório, sala de investigações, sala de audiência, sala de reuniões e sala para equipe multidisciplinar. Atenderá a comarca de Pato Branco, que engloba também os municípios de Vitorino, Bom Sucesso do Sul e Itapejara.
“A delegacia é fruto da união da sociedade organizada com a Secretaria de Segurança”, explicou o Rômulo Marinho, secretário de Segurança Pública. “Vai melhorar sensivelmente a qualidade do atendimento à mulher vítima de crime em toda a região, um serviço de excelência para a população”, disse Silvio Rochemback, delegado-geral da Polícia Civil do Paraná.
ATENDIMENTOS – A nova unidade passa a atender as vítimas de violência doméstica, bem como todos os crimes cometidos contra crianças e adolescentes do sexo feminino. De janeiro até outubro deste ano foram instaurados 1.100 procedimentos, elaboradas 400 medidas protetivas na área de atuação da delegacia.
NECESSIDADE – Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública mostram que no primeiro semestre deste ano foram registrados, em todo o Estado, 38 feminicídios. A delegada Franciela Alberton, responsável pela unidade, explicou que a nova sede significa mais segurança para as mulheres da região.
De acordo com ela, as vítimas serão atendidas somente por policiais mulheres, sem correr o risco de encontrar o agressor durante o registro do boletim de ocorrência. “Mais que uma reivindicação antiga, era uma necessidade do município. Agora temos um local adequado para que as vítimas possam ser tratadas também de maneira adequada”, disse ela.
A intenção, segundo a delegada, é disponibilizar no espaço atendimentos psicológicos, além da orientação de assistentes sociais. “Fornecer um atendimento mais humano”, afirmou.
POLÍTICA PÚBLICA – No Paraná existem 20 Delegacias da Mulher, distribuídas por todo Estado. Nas cidades onde não existe uma delegacia especializada, a orientação é para as mulheres que precisem denunciar qualquer abuso, casual ou recorrente, que se dirijam à Delegacia de Polícia Civil da localidade ou, ainda, façam a denúncia pelos números 181 ou 180.
Já em casos de urgência e emergência, ou seja, no exato momento que a agressão esteja acontecendo, a indicação é para que a mulher, ou quem presencie o fato, ligue no 190, da Polícia Militar.
DATA – Seguindo a tendência de aumentar o debate sobre o assunto, Ratinho Junior sancionou no último dia 25 de junho a Lei 19.873/19, que institui a data da morte da advogada Tatiane Spitzner, 22 de julho, como Dia Estadual de Combate ao Feminicídio.
PRESENÇAS – Participaram da cerimônia o chefe da Casa Civil, Guto Silva; o presidente do Rotary Club Vila Nova, Adrione Pasa; os deputados estaduais Soldado Adriano José, Paulo Litro, Luiz Fernando Guerra e Nelson Luersen; o presidente da OAB-PR, Cássio Telles.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »