12/11/2019 às 08h43min - Atualizada em 12/11/2019 às 08h43min

Apartamentos pequenos: como usar as cores a seu favor

Na marcenaria, no piso ou nas paredes, veja 7 alternativas criativas com projetos inteligentes

- PAULA JACOB
Apartamentos pequenos são uma realidade no mercado imobiliário. Mas a planta com metragem reduzida e/ou integrada não significa uma decoração monótona e muito menos limitada. A cor pode jogar a seu favor de diversas formas: nas paredes, piso, teto, marcenaria e detalhes inusitados. Abaixo, separamos projetos que mostram como ser criativo usando pouco:
Pode parecer óbvio, mas muita gente tem medo de arriscar na hora de pintar a casa. Por isso, vale escolher uma única parede para ser seu foco de cor, principalmente quando estamos falando de apartamentos pequenos, muitas vezes integrados. Um exemplo ótimo é o escritório Fadul Copello fez na reforma do apartamento de 70 m² no Rio de Janeiro. O azul do quarto, além de funcionar como uma cor calmante para os sonhos, contrasta com a madeira da marcenaria planejada, formando uma paleta que é a cara do carioca. Outra opção é investir em uma parede decorada: Matheus Iltchechen fez uma meia parede na sala de seu apartamento alugado. O recurso cromático dá a sensação de amplitude horizontal e ainda brinca com a porta do banheiro, integrada nessa dança.
Recebendo com estilo
Com 56 m², este apartamento moderno na Vila Mariana mostra que a cor pode ser aplicada em um local menos óbvio: a porta! A decoração toda branca, incluindo os charmosos tijolinhos aparentes, tem uma intervenção de impacto com o recurso. A paleta millennial ainda é acompanhada por tons pastel de azul e amarelo.
Efeito visual
Para contrastar com a paleta de cor sólida deste apartamento de 68 m² com balanço no living, o papel de parede com efeito degradê cai como uma luva. Com ares de pôr-do-sol na praia, ele imprimi uma certa poesia despretensiosa na decoração. O sofá branco e a madeira clara dos móveis do living deixa o revestimento ter total protagonismo no espaço.
Delimitando espaços
Com a metragem reduzida, todos os ambientes são muito próximos uns dos outros. E mesmo que a planta não seja totalmente integrada, uma forma de delimitar espaço é usar a cor a seu favor. Neste apartamento jovem e descolado de 37 m², o coral preenche as paredes e teto da área onde foi criado um lavatório. A vivacidade da cor se destaca em qualquer canto do apartamento que você esteja e ainda combina com a parede azul marinho logo na entrada.
Marcenaria planejada
Não é porque a cozinha é pequena ou estreita que não merece uma atenção especial na hora da decoração. Os móveis sob medida ganham funcionalidade, claro - afinal, os loucos por organização precisam aplicar as lições de Marie Kondo em algum lugar -, mas também funcionam como elemento decorativo de destaque nos projetos. No apê de 65m², o azul traz elegância para o cômodo, contrastando com o branco. Já no apartamento de 30 m² com espaço para tudo, a marcenaria colorida da cozinha se estende por toda a planta, conectando os ambientes integrados de forma original.
Só no piso
Muitos apartamentos pequenos são integrados ou parcialmente conectados de alguma forma. Para otimizar espaço, quebrar algumas paredes garante fluidez. Por isso, os pisos coloridos não podem sair do seu radar. A tendência de decoração divertida aparece na versão geométrica, com ladrilhos hidráulicos coloridos como elemento principal em apartamento; ou também sólida, como na kitnet com piso colorido, concreto aparente e móveis de madeira.
Monocromático
Aquela ideia de que tons profundos não funcionam em metragens pequenas pode ficar no passado. O apartamento de 34 m² com cores escuras ganhou decoração natural e referências botânicas, brincando com as proporções de claro e escuro. Já no apartamento de 40 m², o cinza é o protagonista, em uma decoração que prioriza os materiais e o minimalismo dos móveis.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »