08/11/2019 às 13h03min - Atualizada em 08/11/2019 às 13h03min

Mano reencontra Corinthians pela primeira vez no lado alviverde do Derby

Gazeta Esportiva
Daniel Augusto Jr

Atual técnico do Palmeiras, Mano Menezes disputará neste sábado seu primeiro Derby no lado alviverde do clássico. Com duas passagens e três títulos pelo Corinthians, o comandante reencontrará sua ex-equipe, precisando vencer para manter a perseguição ao Flamengo pelo título do Campeonato Brasileiro.

O técnico gaúcho marcou seu nome na história corintiana. No seu primeiro e mais longevo trabalho, Mano assumiu o Timão na Série B em 2008. Não só a equipe venceu com tranquilidade o título da segunda divisão e carimbou sua volta à elite do futebol brasileiro, como chegou à final da Copa do Brasil.Na decisão, o Alvinegro foi derrotado pelo Sport, mas o desempenho foi mais que suficiente para manter o treinador, que em 2009, comandando Ronaldo, faturou o Campeonato Paulista, sobre o Santos, e a Copa do Brasil, contra o Internacional. Bem estabelecido no Timão, Mano só saiu do Alvinegro no segundo semestre de 2010 para assumir a Seleção Brasileira, após demissão de Dunga.O trabalho na CBF durou cerca de dois anos; Mano ainda teve rápida passagem pelo Flamengo em 2013, até voltar ao Corinthians em 2014, para substituir Tite. A passagem de um ano não foi tão vencedora quanto a primeira. Após eliminação precoce no Paulista, o Timão terminou em 4º no Brasileiro e o gaúcho não teve seu contrato renovado.

A primeira passagem pelo Timão foi tão marcante que gerou até camisa. Quando o clube do Parque São Jorge disputava a Série B, o Corinthians passou a vender uma camiseta que dizia: “sou mano do Mano”, com uma foto do treinador nas costas.

Enfrentando o Palmeiras como técnico do Alvinegro, Mano tem um retrospecto equilibrado. São duas vitórias, duas derrotas e quatro empates. No Pacaembu, palco do clássico deste sábado, o técnico passou invicto, com uma vitória – sua primeira no Derby, em janeiro de 2010 pelo Campeonato Paulista – e dois empates.

A imagem ligada ao grande rival ajudou a alimentar antipatia de parte da torcida na chegada de Mano ao Palmeiras. Ainda antes da sua contratação ser confirmada, a Mancha Verde, principal torcida organizada do clube, se manisfestou com a campanha #ManoNao.

 

A partir do momento que os resultados começaram a surgir, as reclamações diminuíram. “Gostaria de lembrar as pessoas que estamos em 2019. Certas discussões, questões, fazem parte de um tempo um pouquinho mais para trás. O mundo está mais globalizado, todos nós notamos. À medida em que as coisas se tornam mais próximas, acontecem com muito mais naturalidade. Muitos profissionais já fizeram esse caminho, é só olhar a história dos clubes. Quero seguir a história dos profissionais que fizeram essa vinda com sucesso. As coisas ficam às vezes muito voltadas para a lenda. Já vi muita gente se referindo a isso de forma positiva”, disse o treinador em sua apresentação.

Palmeiras e Corinthians se enfrentam no Pacaembu, com mando do Verdão, neste sábado às 19h (Brasília), pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »