16/08/2017 às 09h12min - Atualizada em 16/08/2017 às 09h12min

Programa “Coleta Lixo Eletrônico” será realizado em Cornélio Procópio

Os organizadores esperam recolher a maior parte possível desse material para que ele seja descartado de forma correta

Regiane Romão
Divulgação
O descarte de produtos eletrônicos sempre foi uma grande preocupação dos gestores municipais.
Sendo assim o prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente promoverá no próximo dia 26 de agosto o programa “Coleta Lixo Eletrônico”.
O evento acontecerá na Praça Brasil a partir das 9h e se estenderá até às 17h. Para a realização desse programa, a prefeitura contará com o apoio do Lions Clube e a empresa E-Lixo, de Londrina.
 O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Cristiano Leite Ribeiro destacou que a população poderá se desfazer de materiais eletrônicos que já não tem mais serventia. “As equipes estarão recolhendo materiais como aparelhos de DVD, Fax, Som, Controle Remoto, Aquecedores, Ar condicionado, Baterias de Celular, Cabos, Caixas de Som, Carregadores, CD-ROM, Celulares, Centrais Telefônicas, Chapinhas, Computadores, Placas Mãe, Conectores, Copiadores, CPU, Disco Rígido, Estabilizadores, Eletrodomésticos, Fios, Fontes, Impressoras, Máquinas Fotográficas, Memórias, Modem, Monitores, Mouse, Nobreaks, Notebooks, Pen Drives e Similares. Não serão recolhidas pilhas e lâmpadas”.
Para finalizar, Cristiano ressaltou que esta será uma ótima oportunidade para que as pessoas descartem estes equipamentos, que muitas vezes são deixados num canto da casa e que podem trazer problemas para as famílias.
PREJUIZOS QUE O LIXO ELETRONICO TRAZ PARA O MEIO AMBIENTE
Para jogar certos tipos de produtos e equipamentos fora é necessário possuir uma pequena instrução da maneira correta de descartá-los, conseguindo colocar determinados gêneros em seus locais adequados para que os mesmos possam ser reciclados ou possuam a devida finalidade, sem que afetem o meio ambiente ou acabem por prejudicar gravemente a natureza e todos os seres que habitam a mesma.
Lixo eletrônico
O lixo eletrônico, como muitas pessoas já devem ter ouvido falar, trata-se de equipamentos eletrônicos em geral, sendo que alguns produtos que são criados por meio da tecnologia e de alguns mecanismos especiais devem, também, possuir um descarte específico para que não cause prejuízos ao meio ambiente.
O equipamento em questão torna-se lixo eletrônico quando seu dono ou utilizador deseja jogá-lo fora por uma variedade de motivos, fazendo com que o mesmo deva procurar locais específicos para o descarte, conseguindo manter a natureza intacta e sem causar impactos graves no meio ambiente.
Prejuízos e consequências
Devido ao descarte incorreto que muitas pessoas ainda realizam de seu lixo eletrônico, jogando-o em lixeiras comuns e misturando-o aos outros objetos de consumo, ainda há muitos prejuízos que são aplicados à natureza devido a esta prática, causando consequências a toda a população e podendo agravar os resultados ao longo do tempo.
O principal problema é quando o lixo eletrônico em questão é diretamente jogado fora no meio ambiente, fazendo com que as substâncias que compõe o aparelho possam tornar-se agressivas para a natureza, afinal estes produtos contém chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc. que são consideradas substâncias químicas que podem causar prejuízos quando ao solo e até mesmo a água, contaminando estas duas vertentes que fazem parte do meio ambiente.
Desviando os fatos que ocorrem quanto aos prejuízos do descarte incorreto do lixo eletrônico quanto à natureza, também existem alguns problemas que são causados por jogar equipamentos eletrônicos fora de forma incorreta, aplicados aos próprios indivíduos, sendo que as mesmas substâncias químicas citadas acima podem trazer uma variedade de doenças, principalmente naquelas que frequentam lixões para sustentar-se e sobreviver, estando misturados com o lixo doméstico.
A degradação de outros materiais que compõe os equipamentos eletrônicos também faz parte dos prejuízos do descarte incorreto, afetando o meio ambiente.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »