05/11/2019 às 15h47min - Atualizada em 05/11/2019 às 15h47min

As bactérias do seu intestino podem ser influenciadas pelo sol

paolamachado.blogosfera.uol.com.br – Paola Machado
Crédito: iStock
A microbiota intestinal é definida como um conjunto de microrganismos que residem o trato gastrointestinal (TGI) humano e que, em condições normais, não causam doenças.
 
O importante papel que a microbiota intestinal desempenha na regulação do nosso organismo já tem sido bastante evidenciado e inclui ações como:
 
Metabolismo de nutrientes
Absorção de nutrientes
Regulação do sistema imune
Controle da saúde e do funcionamento do intestino
Regulação do metabolismo
Redução de doenças

 
Diversos fatores tem o papel de regular a composição dos micro-organismos que compõem a microbiota intestinal, como alimentação, exercício físico, uso de medicamentos e estresse. Entretanto, recente e pioneiro estudo conduzido no Canadá revelou que a exposição aos raios UVB podem alterar a microbiota humana.
 
O estudo conduzido por Bosman e colaboradores avaliou 21 mulheres brancas, com idade entre 19 e 40 anos. Estas voluntárias foram submetidas ao procedimento de exposição aos raios UVB três vezes na semana. Coletas de sangue e de fezes foram realizadas antes e após o experimento. Para análise dos dados, as voluntárias foram divididas em dois grupos: (1) grupo que tomou suplemento anterior aos testes (doses de 500 UI a 3500 UI/DIA) (VDS +) e (2) grupo que não tomou o suplemento (VDS-) Os resultados revelaram que as participantes que suplementaram a vitamina d antes da pesquisa apresentaram maiores concentrações sanguíneas de vitamina D quando comparadas as participantes do grupo que não suplementou no momento inicial do estudo. A maioria delas apresentaram concentração de vitamina D classificadas como suficiente.
 
Após a exposição aos raios UVB, verificou-se aumento significativo nos níveis de vitamina D entre todas as participantes, como um aumento médio de 10,1% no grupo, o que reforça o papel dos raios UVB sobre a vitamina D.
 
Verificou-se que o grupo que não suplementou vitamina D apresentou diversidade e riqueza significativamente menores na composição da microbiota intestinal antes do experimento, quando comparado ao outro grupo. Esses achados sugerem que indivíduos saudáveis, portadores de níveis séricos insuficientes de 25 (OH) D, têm uma composição de microbiota menos diversificada em comparação com indivíduos que são suficientes para a vitamina D.
 
Após a exposição ao UVB, a diversidade de bactérias da microbiota intestinal aumentou no grupo VDS ‐, resultando em diversidade semelhante à do grupo VDS +. Assim, observou-se que a exposição à luz UVB é capaz de aumentar a riqueza da composição da microbiota quando administradas a indivíduos com VDS com baixa diversidade microbiana inicial.
 
Estes achados sugerem que a modulação da microbiota ocasionada pelos raios UVB possam estar relacionadas as concentrações de vitamina d. De fato, alguns estudos vêm apontando que a vitamina D executa uma série de ações na homeostasia do intestino humano, como modulação do sistema imunológico, produção de receptores de reconhecimento de padrões associados aos patógenos, peptídeos antimicrobianos e citocinas, na prevenção do crescimento excessivo de bactérias e na melhora da função da barreira intestinal. A vitamina D também favorece a diferenciação de células imunes tolerogênicas, em vez de inflamatórias.
 
Considerações
Os autores deste estudo apontam que estes resultados são preliminares e que precisam ser confirmados com novas pesquisas, e devem ser conduzidas com outros perfis de voluntários. Adicionalmente, para se ter conclusões mais fortes sobre os efeitos da UVB na microbiota dos seres humanos, o estudo deve ser repetido em uma amostra maior que inclua uma ampla variedade de tipos de pele.
 
Colaboração de Deborah Masquio
 
REFERÊNCIAS
Bosman Else S., Albert Arianne Y., Lui Harvey, Dutz Jan P., Vallance Bruce A. Skin Exposure to Narrow Band Ultraviolet (UVB) Light Modulates the Human Intestinal Microbiome . Frontiers in Microbiology, V.10, 2019. Jandhyala SM, Talukdar R, Subramanyam C, Vuyyuru H, Sasikala M, Nageshwar Reddy D. Role of the normal gut microbiota. World J Gastroenterol. 2015 Aug 7;21(29):8787-803. doi: 10.3748/wjg.v21.i29.8787. Shen TD. Diet and Gut Microbiota in Health and Disease. Nestle Nutr Inst Workshop Ser. 2017;88:117-126. doi: 10.1159/000455220. Kim DH. Gut Microbiota-Mediated Drug-Antibiotic Interactions. Drug Metab Dispos. 2015 Oct;43(10):1581-9. doi: 10.1124/dmd.115.063867. Dimitrov V, White JH. Vitamin D signaling in intestinal innate immunity and homeostasis. Mol Cell Endocrinol. 2017 Sep 15;453:68-78. doi:10.1016/j.mce.2017.04.010.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »