30/10/2019 às 15h14min - Atualizada em 30/10/2019 às 15h14min

Olhos: mitos e verdades sobre olheiras e pele da região

Mulheres são mais atingidas por olheiras e problema pode piorar na menopausa

oglobo.globo.com - Mariana Coutinho
Camomila para olheiras Foto: Shutterstock
Os olhos refletem toda a expressão do rosto e os cuidados com a região são delicados já que a pele é mais fina e sensível. As mulheres são as mais atingidas pelas olheiras, tanto em algumas fases do ciclo menstrual, quanto durante a menopausa. Para as mais velhas, além da preocupação com as sombras embaixo dos olhos, também há um incômodo com rugas e marcas de expressão. No entanto, alguns cuidados simples podem amenizar esses problemas.
 
A dermatologista Sandra Gomes explica que "a região dos olhos é mais sensível mesmo e não possui proteção como as demais áreas do rosto. Outra particularidade é a força dos músculos que existem na pálpebra, que são feitas para contração rápida, piscar e lacrimejar". As rugas na região são reclamação frequente no consultório da médica. Sua recomendação principal para suavizá-las é hidratação e o uso de cremes com colágeno.
 
"Além disso, acho importante associar os produtos a outros tratamentos como peeling químico, luz intensa pulsada, CO2 fracionado, ultrassom microfocado, toxina botulínica, preenchimento com ácido hialurônico e laser. Para cada caso, fazemos uma associação particular", conta.
 
Olheiras, para que te quero?
Falta de sono e cansaço são, sim, causas para as desagradáveis sombras embaixo dos olhos, mas não são as únicas. As olheiras podem também estar associadas a fatores genéticos, estresse, flacidez de pele e à hiperpigmentação, isto é, o depósito de substâncias que mancham a pele.
 
"Normalmente, as mulheres são mais atingidas pois têm todo um contexto hormonal envolvido, passando por épocas mensais de maior edema devido ao período pré-menstrual e ovulatório. Na menopausa, a falta de colágeno faz com que a pele fique mais fina, de forma que os vasos fiquem mais visíveis e aumentem as olheiras", explica a dermatologista.
 

Cuidados com a região dos olhos Foto: jacoblund / Getty Images/iStockphoto

Cuidados com a região dos olhos Foto: jacoblund / Getty Images/iStockphoto


Cuidados com a região dos olhos Foto: jacoblund / Getty Images/iStockphoto
 
Tratamentos caseiros
A sabedoria popular recomenda vários tratamentos caseiros para as olheiras. Mas será que eles funcionam mesmo? A seguir, a dermatologista Karla Assed comenta algumas crenças sobre o assunto:
 
- Compressa de água fria e sachê de chá de camomila
 
"Tanto a compressa de água fria, quanto o chá de camomila têm que ser bem geladinhos para funcionarem. A água fria faz uma vasoconstrição. Com isso, pode melhorar o aspecto das olheiras. E a camomila tem flavonoides, que ajudam na circulação."
 
- Rodelas de pepino nos olhos
 
"O pepino ajuda, sim! Ele também contém flavonoides, que melhoram a tonicidade dos vasos da região, reduzindo o aspecto das olheiras"
 
- Gaze embebida em leite
 
"O leite possui ácido lático, o que de fato hidrata, renova e clareia a pele. Assim, dá um aspecto melhor às olheiras"
 
- Massagem
 
"A função da massagem é diminuir o edema na região. Esse inchaço acaba ressaltando as olheiras. Então, nesse sentido, pode ajudar também"
 
Cuidados especializados
Além das dicas caseiras, existem vários produtos e tratamentos estéticos para olheiras que dão resultados mais claros e eficazes. Podem ser usados cremes com agentes antioxidantes (como as vitaminas A, C e E), agentes de renovação (como o retinol, alfahidroxiacidos, ácido glicólico), agentes tensores (raffermine, tensine) e proteção solar. Outros aliados são os peelings químicos, radiofrequência, laser de CO2 e preenchimento com ácido hialurônico.
 
Para evitar o aparecimento das olheiras, Karla recomenda "dormir pelo menos 8 horas, usar cremes na região e sempre lembrar de retirar a maquiagem dos olhos com cuidado".
 
Maquiagem para disfarçar
Se as olheiras já estiverem aparentes, é possível disfarçar com maquiagem. "O ideal é usar corretivo no tom da pele, mas caso a olheira seja muito escura, com um fundo puxando mais pro roxo, vale usar um corretivo salmão para as peles brancas ou alaranjado para as peles negras", esclarece a maquiadora Daniella Vaz, do salão Jacques Janine Fashion Mall.
 
Ela explica que sombra e delineador devem ser usados somente na pálpebra móvel (parte acima dos cílios) caso a pessoa tenha olheiras muito evidentes. E, ao contrário do que se poderia esperar, Daniella indica o uso de rímel: "Se usado nos cílios superiores, ele ajuda a tirar o foco da parte das olheiras e pode até disfarçar".Para as mulheres mais velhas que querem também esconder as rugas, ela indica produtos mais líquidos e bastante hidratante na região para que ela não fique craquelada quando for aplicada a base.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »