28/10/2019 às 09h47min - Atualizada em 28/10/2019 às 09h47min

Salão de Tóquio tem SUV de marca 'popular' que pode virar Toyota no Brasil

Modelo ainda não tem nome, e foi mostrado no evento como Daihatsu. No Brasil, Toyota é a única das grandes que não briga no segmento dos SUVs compactos

- RAFAEL MIOTTO
A Toyota é a única das grandes marcas do Brasil que não tem SUVs compactos em sua linha. No entanto, ela está perto de, enfim, entrar nessa briga. E seu mais provável representante está exposto no Salão de Tóquio, só que no estande de outra marca, a Daihatsu.
Trata-se de uma marca "popular" da Toyota, que também é dona da luxuosa Lexus.
Quando questionado sobre a possibilidade de usar o SUV como base de um futuro Toyota, Yusi Shibuya, engenheiro-chefe de planejamento de produtos da Daihatsu, disse que a empresa está "considerando essa situação", afirmou ao G1 na última quinta-feira (24), durante o evento no Japão.
O modelo da Daihatsu, cujo nome ainda não foi anunciado, é a versão que chegará às lojas do conceito DN Trec, que o G1 mostrou em 2017, no mesmo evento.
Na época, o então presidente da Toyota para América Latina, Steve St. Angelo, chamou os jornalistas brasileiros que estavam cobrindo o evento para dizer que tinha "gostado muito" do modelo. "Ainda precisamos estudar, mas acho que ele serviria muito bem ao mercado brasileiro", afirmou.
Ele disse ainda que, se isso acontecesse, o carro levaria a bandeira da Toyota. A tática seria a mesma da Renault, por exemplo, que vende os modelos Dacia com a marca da matriz francesa.
A hora é agora?
Dois anos se passaram desde que St. Angelo "flertou" com o DN Trec. Ele já se aposentou, e nada de SUV compacto da montadora no Brasil.
Lá fora, a Toyota tem o CH-R, que "passeou" no Salão de São Paulo, em 2016, mas que a fabricante afirmou que seria difícil importar.
A esperança para os amantes desse segmento e da marca ressurgiu com o anúncio de um investimento de R$ 1 bilhão para a fábrica de Sorocaba (SP), em setembro último. O objetivo, segundo a Toyota, é produzir um modelo inédito ali, a partir de 2021. A montadora não divulgou qual, mas tudo indica que se trata de um SUV compacto.
Quem é ele?
O Daihatsu se encaixaria nos planos na montadora por ser mais simples do que o CH-R.
A marca "popular" é conhecida pelos modelos compactos que se destacam pela economia no consumo de combustível, mas não são carros necessariamente "pelados" - existem até opções com tração nas 4 rodas. A Dahiatsu ajudou a desenvolver os compactos da Toyota, como o Etios.
O novo SUV chegará ao mercado japonês em 2 meses. "Ainda não podemos dar os detalhes do carro (especificações técnicas), só quando começar a ser vendido, daqui um tempo", disse Shibuya.
Ele tem 3,99 m de comprimento, 1,69 m de largura e 1,62 m de altura - porte semelhante ao de um hatch compacto no Brasil, e menor do que os SUVs desta categoria. A unidade exibida no salão tem motor 1.0 turbo de 3 cilindros de 98 cavalos e câmbio CVT.
O modelo foi desenvolvido sob a plataforma DNGA, uma versão da Daihatsu para a versátil arquitetura chamada de TNGA, usada pela Toyota na segunda geração do Prius e no Corolla atual.
"Com certeza venderemos esse carro em outros países, além do Japão", afirmou. Mas o engenheiro fez algumas ressalvas. "O Brasil é um mercado muito difícil. Por causa do etanol, precisaríamos nos adaptar a essa condição", disse.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »