14/08/2017 às 12h54min - Atualizada em 14/08/2017 às 12h54min

"Beleza não mede a competência de ninguém", diz Barbara França

Destaque na nova novela das seis, atriz fala sobre a carreira e relembra a vez que teve o celular vazado entre os fãs

gq.globo.com
De vilã em Malhação (Pro Dia Nascer Feliz) para mocinha na nova novela das sei da TV Globo, Tempo de Amar. Como anunciávamos em um ensaio sensual produzido em 2014, Barbara França é uma grande estrela em potencial. A nossa aposta parece cada vez mais acertada a cada novo projeto dela na televisão.
 
Entusiasmada com o novo personagem, a atriz voltou a falar com a GQ Brasil. Dessa vez, o papo foi sobre o seu novo estágio na carreira, que envolve novo visual retrô ("pareço uma bonequinha", disse) e a relação bastante próxima com os fãs, fruto da sua exposição. O sucesso é tão grande que até a mãe dela ganhou o seu próprio fã-clube. Confira a conversa:
 
Em Tempo de Amar, você viverá o seu primeiro personagem de época. Como tem sido a sua preparação? Você buscou inspiração em outras obras?
Desde que eu soube que faria a novela, eu comprei um caderninho e documentava nele tudo o que tinha acontecido em cada ano desse período. Ou seja, tudo de 1927, tudo de 1928, até chegar aos anos 30. Comecei, também, a pesquisar atrizes da época dos anos 20/30, como Greta Garbo. Para mim, ela é a maior de todas elas. Na própria Globo, eles têm um acervo de filmes, imagens, livros e séries ótimo para estudo dos atores. Outra referência, que eu peguei lá, foi a minissérie Um Só Coração, coincidentemente também escrita pelo Alcides Nogueira. Tem sido uma experiência muito enriquecedora para mim.
 
Nas primeiras imagens das gravações da novela, você aparece com cabelo curtinho e "jeitinho fofo". Além da mudança no seu visual, o que mais você pode adiantar sobre a sua personagem?
O que eu posso adiantar é que a Celina é o oposto da "Barbara Carvalho", que era uma vilã em Malhação (Pro Dia Nascer Feliz), minha última personagem. A Celina usa um cabelinho Chanel bem curto da época, usa umas roupas que são "foférrimas", com um ar mais romântico. A mudança de personalidade é absurda! Ela é uma menina muito doce, muito meiga, parece uma bonequinha! Vem de uma família tradicional e, apesar desse lado lado meigo, fofo, romântico e sonhador, tem uma força interna muito grande. Então ela carrega essa dualidade, que é algo muito interessante para o personagem.
 

 
Como costuma acontecer com os atores que passam por Malhação, você ganhou um grande público nas redes sociais. Como é a sua relação com a internet?
Graças a Deus, eu fui e sou muito feliz nesse aspecto. Desde Malhação, eu ganhei um público muito fiel. Eu converso com eles diariamente no Twitter, no Instagram, faço live nas redes sociais. Eu adoro essa parte! Inclusive, é muito engraçado que até minha mãe ganhou fãs, vários fãs-clubes. Sou muito grudada nela (risos). Ela me ajuda nessa parte. Quando as pessoas não conseguem falar comigo, falam com ela. A minha mãe é muito caxias: lê tudo, responde tudo. Virginiana! Não tem um alfinete que não passe por ela.
 
Esse assédio já te causou algum problema?
O máximo que me aconteceu foi que o número do meu celular ter vazado. As pessoas me ligavam o dia inteiro, de madrugada, até a cobrar! Foi uma loucura. Meu WhatsApp não parava. Isso foi um pouco esquisito. De vez em quando, isso ainda acontece. Mas, nós, atores, estamos sujeitos a esse tipo de coisa...
 

 
No Instagram, você recebe muitos elogios em fotos de biquíni. Qual é o segredo para se manter em forma?
Na verdade, para mim, não tem muito segredo (risos). Eu conto com uma genética maravilhosa dos meus pais. Eles sempre foram magrinhos, então eu realmente não tenho tendência a engordar. Desde pequena, eles me incentivaram a fazer esporte. Já fiz tudo o que você pode imaginar: boxe, muay thai, ginástica olímpica, natação, futebol de praia, 10 anos de vôlei de praia (Barbara foi atleta federada na modalidade), capoeira, além de balé. Mas o que eu faço pra manter é academia mesmo. Malho, faço spinning, faço local, dou uma corridinha na praia. Dieta, eu nunca fiz e não tenho disciplina pra fazer (risos). Sou mineira e gosto de comer! Nos dias de semana, eu tento manter uma alimentação balanceada, com arroz, feijão, salada, carne, mas não deixo de comer macarrão, se eu quiser, por exemplo. E, no fim de semana, eu chuto o balde!
 
Para você, o quão importante é a beleza física na sua profissão?
Na minha opinião, beleza não põe mesa. Beleza não mede a competência de ninguém. Não adianta ter um rostinho bonito se não tiver algo mais para oferecer. Esse algo mais tem que ser muita, muita coisa. Então, na minha opinião, a beleza é uma questão totalmente secundária, totalmente coadjuvante. O que mais tem, principalmente no meio da televisão, são pessoas muito bonitas, muito mesmo. Se você não tiver um diferencial, isso não vai fazer você chegar a lugar nenhum, entende? Se você for bonito, ok, claro que é um ponto positivo, mas se você não tiver estudo, não tiver foco, não for uma pessoa esforçada, não mostrar a que veio, não é a beleza que vai fazer você conquistar seu espaço, fazer o seu nome. Meu foco é continuar atuando cada vez mais e mostrar meu potencial para papeis cada vez mais desafiadores.
 
Para finalizar: qual é o seu maior sonho como atriz?
Meu maior sonho como atriz é conquistar meu espaço nas novelas que eu tanto adoro, no cinema, nas séries, nos palcos... Tenho muita vontade de fazer cursos fora do Brasil. Quem sabe algum dia vou fazer filmes internacionais, também... Tudo tem o seu tempo. E viver da minha profissão. Quero fazer isso até quando eu estiver velhinha.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »